Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo que mostraria arrastão em Copacabana foi, na realidade, encenação de Tiktoker

Vídeo que mostraria arrastão em Copacabana foi, na realidade, encenação de Tiktoker

Vídeo mostra jovens assaltando em arrastão em Copacabana, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Jovens filmaram a realização de um assalto durante um arrastão realizado em Copacabana.

  Análise

Tem circulado na internet, principalmente, entre perfis que falam sobre “direitos humanos para humanos direitos”, um vídeo que seria de um flagra de bandidos atuando em um arrastão na praia de Copacabana (no Rio de Janeiro).

Nas imagens, um rapaz responde a uma caixa de perguntas que tem a seguinte afirmação “vi vc no arrastão de copacabana”. A partir daí, ele e um amigo abordam outro homem e, supostamente, roubam relógio, corrente e celular dele. No final, eles aparecem em uma barraca com os itens.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Junto ao vídeo, há diversas críticas de cunho político ou mesmo de supostas restrições à atividade policial. Leia algumas das mensagens que estão circulando na internet e assista ao vídeo:

Quando a justiça deixa de existir, impera a criminalidade sem parcimônia ou vergonha: bandidos filmam arrastão em Copacabana!  Como diz o meliante de nove dedos é um roubozinho pra cerveja. Realmente O AMOR VENCEU. Faz o L!!

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. A primeira delas é se as pessoas do vídeo realmente realizaram um assalto durante um arrastão em Copacabana. A segunda é qual a origem do vídeo que mostraria o assalto durante um arrastão em Copacabana. A terceira é se há arrastões no local.

Checagem

As pessoas do vídeo realmente realizaram um assalto durante um arrastão em Copacabana?

Não são. O primeiro motivo está na ausência do conteúdo em fontes confiáveis. Se a história fosse real, obviamente, viraria notícia e destaque na mídia. O segundo é porque a tranquilidade dos assaltantes e do assaltado gerou desconfiança. O terceiro é porque descobrimos a origem do vídeo.

Qual a origem do vídeo que mostraria o assalto durante um arrastão em Copacabana?

O vídeo é do Tiktoker Iae Break. Depois que a história circulou em redes sociais, o próprio criou um vídeo de esclarecimento junto à suposta vítima (que, na realidade, é um amigo dele) na rede social. Sequer a praia é correta na mensagem que viralizou. O vídeo foi gravado em São Conrado. Assista ao vídeo com o esclarecimento:

@iae.break Respondendo a @Caroliny ♬ som original – iae.break

Há arrastões em Copacabana?

Infelizmente, há. Assim como em diversos locais com aglomeração, a praia tem ação de bandidos periodicamente. Porém, por ser um local turístico e de pessoas abastadas, o policiamento é reforçado. Há outros locais em que há mais assaltos e não há tanta polícia.

Conclusão

Fake news ❌

Apesar do alarde contido nas mensagens que estão circulando na internet, o vídeo que mostraria um assalto em Copacabana foi gravado, na realidade, em São Conrado e não passou de uma encenação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm