Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra ondas gigantes na plataforma de Mongaguá, no Brasil #boato

Vídeo mostra ondas gigantes na plataforma de Mongaguá, no Brasil #boato

Boato – Na tarde de ontem, a plataforma de pesca em Mongaguá (SP) foi atingida por ondas gigantes que engolem pessoa em vídeo.

A natureza é realmente incrível. Ela proporciona muitos eventos naturais e também reage a toda ação do homem. Muitos fenômenos naturais encantam e, ao mesmo tempo, criam pânico. Esse é o caso das ondas gigantes, que podem ser causadas pela movimentação as placas tectônicas e também pela combinação de ventos fortes, variação repentina de profundidade e praias retas e longas.

E, de acordo com um vídeo que vem causando espanto nas redes sociais, a cidade de Mongaguá, localizada na região da Baixada Santista (SP), foi contemplada com um fenômeno que causou medo nas redes sociais.

O registro, feito em vídeo, mostra ondas gigantes quebrando, supostamente, na plataforma de pesca da cidade. “Mongaguá, ponte em Agenor de Campos, ontem. Repassei como recebi”, diz uma das postagens. As imagens também mostram duas pessoas tentando fugir das ondas gigantes e o momento onde uma delas cai após ser atingida pela onda. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Vídeo mostra ondas gigantes na plataforma de Mongaguá, Brasil?

Bem, apesar do frisson causado nas redes sociais e do espanto nos moradores de Mongaguá, o vídeo não foi gravado na cidade da Baixada Santista. Devido à chegada do verão no Sudeste e o aumento das chuvas (e também das tempestades), o vídeo deve ter sido atribuído erroneamente à cidade de Mongaguá. Porém, o vídeo é real e se você quer saber a verdade por trás das imagens, continua lendo.

Em uma pesquisa inicial, de cara descobrimos que o vídeo não foi gravado no Brasil. O registro mais antigo que encontramos foi de agosto de 2017. Na ocasião, pessoas afirmaram que uma tempestade causou as ondas gigantes nas Ilhas Laquedivas (conhecida no passado como Minicoy), localizada no oceano índico e pertencente à Índia.

O mesmo vídeo também já foi utilizado em duas outras histórias falsas. A primeira delas afirmava que um suposto tsunami havia atingido a Indonésia. Já a outra história garantia que um ciclone (ockhi) atingiu a Índia, em dezembro de 2017.

Como o vídeo não carrega muitas informações, foi difícil encontrar a origem da história verdadeira. Porém, desafio dado é desafio cumprido. Quando pesquisamos sobre as Ilhas Laquedivas, local da primeira versão da história, descobrimos que as ilhas indianas são muito famosas entre os surfistas. E foi exatamente em páginas relacionadas ao surf que encontramos a verdade.

Nessa página de dicas onde surfar na Índia, é possível encontrar um espaço dedicado às Ilhas Laquedivas. Se você observar bem, em uma das fotos é possível ver a mesma passarela que aparece no vídeo das ondas gigantes. Pra completar, na página desse fotógrafo, especialista em fotos de esportes radicais, também é possível observar fotos da mesma passarela, localizada nas Ilhas Laquedivas.

Portanto, além de o vídeo não ter sido gravado no Brasil, ele também tem sido usado em outras histórias falsas. A verdade é que o vídeo foi registrado em uma das praias das Ilhas Laquedivas e nada tem a ver com histórias de tsunamis, ciclones ou Brasil. Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.