Boato – Um vídeo mostra um ladrão tentando roubar uma Ferrari de um membro do PCC e sendo desarmado por ele.
Análise
Viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra uma tentativa de assalto frustrada: um homem armado se aproxima de um carro esportivo e acaba sendo desarmado, expulso e xingado pelo motorista. O vídeo viral foi compartilhado com uma legenda afirmando que o carro seria uma Ferrari e o condutor, um membro do PCC.
As legendas afirmam que o suposto ladrão teria se dado mal ao tentar roubar um integrante da facção criminosa PCC, que estaria dirigindo uma Ferrari. “O ladrão tentou roubar o cara em uma Ferrari amarela. Só que o motorista da Ferrari era do PCC // Tanto ladrão solto que ia acabar acontecendo…”, diz a mensagem.
Checagem
O conteúdo se espalhou, mas não se trata de um membro do PCC e nem de uma Ferrari. A seguir, vamos responder a três questões essenciais para esclarecer o conteúdo do vídeo: 1) O vídeo mostra uma tentativa de assalto frustrada por um membro do PCC? 2) O carro envolvido é realmente uma Ferrari de um integrante do crime organizado? 3) A cena retrata um crime real ou uma encenação?
Vídeo mostra tentativa de assalto frustrada por membro do PCC?
Não. O vídeo foi publicado originalmente pelo influenciador Danielzinho do Grau, conhecido nas redes por postar conteúdos envolvendo carros e motos de luxo. Não há qualquer indício, registro policial ou prova de que a cena envolva um membro do PCC ou tenha qualquer relação com a facção criminosa. A publicação com a legenda falsa foi feita posteriormente e não tem conexão com a fonte original.
O conteúdo original pode ser visto no Instagram de Danielzinho do Grau. Lá, o próprio influenciador apresenta o vídeo como parte de seus conteúdos de entretenimento, reforçando que se trata de uma encenação e não de um crime real.
O carro envolvido no vídeo é realmente uma Ferrari de um membro do PCC?
Não. O carro exibido no vídeo não é uma Ferrari, como apontam as legendas falsas. A imagem revela que se trata de um Porsche amarelo, modelo reconhecível pelas linhas da carroceria e emblema frontal. A informação errada foi disseminada com o intuito de dar mais impacto ao boato. Além disso, não há qualquer evidência de que o veículo pertença a um integrante do PCC.
A cena retrata um crime real ou uma encenação?
Embora a polícia ainda esteja avaliando relatos relacionados ao vídeo, ainda não há comprovação de que é real ou falso. O que temos até agora é a palavra do próprio influenciador, que diz que se tratou de uma informação real.
Conclusão
É falso que o vídeo que viralizou mostre uma suposta tentativa de assalto frustrada por um membro do PCC O conteúdo original foi publicado por um influenciador digital, o carro não é uma Ferrari, mas sim um Porsche, e não há qualquer ligação confirmada com o crime organizado. A legenda que acompanha o vídeo nas redes sociais é falsa e distorce completamente a natureza do conteúdo original.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)