Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo que supostamente mostra petróleo jorrando não foi gravado no Brasil

Vídeo que supostamente mostra petróleo jorrando não foi gravado no Brasil

Vídeo mostra petróleo jorrando em cidade do Nordeste do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Vídeo mostra imagens chocantes de petróleo jorrando do chão que teriam sido gravadas no Nordeste do Brasil

  Análise

Diariamente, nos deparamos com diversos vídeos curiosos ou impressionantes na internet. Alguns possuem descrições completas e, logo de cara, sabemos todas as informações sobre aquela situação. Por outro lado, muitos deles dão apenas descrições vagas (isso quando as fornecem), deixando uma pulga atrás da orelha. E esse é o caso de hoje.

De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, um vídeo mostraria petróleo jorrando do chão. Segundo as publicações, um homem estaria tentando fazer uma represa quando se deparou com o líquido petro. Ainda segundo a história, as imagens teriam sido gravadas no nordeste do Brasil. Confira: “HOMEM IA FAZER UMA REPRESA ACABA ACHANDO PETRÓLEO NO NORDESTE”, diz a mensagem.

A história viralizou em muitas redes sociais, principalmente, no Tik Tok, no Instagram e no YouTube e deixou muita gente impressionada com o suposto achado. Apesar disso, a história possui muitos detalhes que são características recorrentes em fake news na internet, como o caráter vago (tão vago que o vídeo já foi atribuído, pelo menos, a 4 países diferentes), alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto (e vamos combinar que se alguém encontrasse petróleo no jardim de sua casa, isso já estaria em todas as páginas de jornal).

Vídeo: é falso que chá de mamão cure a dengue hemorrágica

Com isso, escolhemos três perguntas para desvendar todo esse mistério: 1) O vídeo do petróleo jorrando foi gravado no Nordeste do Brasil? 2) De onde é o vídeo do petróleo jorrando? 3) Há notícias de uma descoberta do tipo no Nordeste do Brasil?

Checagem

O vídeo do petróleo jorrando foi gravado no Nordeste do Brasil?

Não. O vídeo começou a fazer sucesso no dia 28 de maio de 2023. Na oportunidade, uma página (daquelas que compartilha informações falsas na internet) publicou as imagens, afirmando ter encontrado petróleo em sua propriedade na Venezuela. Logo, a história viralizou e não demorou muito para o vídeo chegar no Caribe e uma nova história falsa começar a circular. Dessa vez, as publicações apontavam que o vídeo teria sido gravado na República Dominicana. Logo em seguida, as pessoas começaram a atribuir as imagens à uma região montanhosa da Turquia. E, então, a história foi atribuída ao Brasil. Em algumas publicações, também existem hashtags como se o vídeo fosse da Arábia Saudita. Porém, em nenhuma das versões há provas.

De onde é o vídeo do petróleo jorrando?

Pesquisamos (e não foi pouco!), mas não conseguimos encontrar a origem do vídeo. Ao assistir as imagens, é possível perceber que um homem fala algo, mas não foi em português. Quando a história foi desmentida na República Dominicana, um geólogo local afirmou que o líquido, de fato, é petróleo, mas que definitivamente o local não era a República Dominicana. O vídeo fez tanto sucesso que chegou a ser compartilhado, inclusive, no Linkedin (sem a história falsa, é claro). Por lá, um homem perguntou o que estaria acontecendo no vídeo e alguns profissionais da área petrolífera e geólogos chegaram a comentar que se tratava de um vulcão de lama ou um vazamento de petróleo.

Inicialmente, publicamos que poderia se tratar de um vulcão de lama, assim como cogitou o divulgador científico russo Alexander Tolmachev. Porém, ao longo do dia, entramos em contato com profissionais da área petrolífera da Colômbia e descobrimos o que pode ter acontecido no caso do vídeo. De acordo com os engenheiros, as imagens possivelmente mostram um vazamento de petróleo. Segundo eles, quando há o rompimento da tubulação que transporta o petróleo do subsolo até o solo, o fluido encontra uma maneira de “extravasar” e sair. Nesse caso, o vazamento encontra um caminho alternativo para ser expelido. Isso ocorre por conta da alta pressão. 

Há notícias de uma descoberta do tipo no Nordeste do Brasil?

A maioria da produção petrolífera do Brasil é feita em águas profundas, a partir de campos marítimos. Encontrar um poço de petróleo no meio da terra firme (ou no seu jardim) é mais raro de acontecer. Além disso, os engenheiros consultados pelo Boatos.org explicaram que o petróleo encontrado na Venezuela e no Brasil costuma ser mais denso e viscoso, com uma densidade baixíssima, o que o torna extremamente pesado. Isso tornaria difícil o petróleo jorrar da forma que aparece no vídeo. Segundo os engenheiros, o petróleo com densidade maior, mais fluido e menos viscoso é encontrado, geralmente, no Oriente Médio.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

O vídeo que mostra petróleo jorrando da terra não foi gravado no nordeste do Brasil. As imagens começaram a fazer sucesso no dia 28 de maio de 2023. Na oportunidade, uma página publicou o vídeo, afirmando ter encontrado petróleo em sua propriedade, na Venezuela. O responsável pela página afirmou que o vídeo era de sua autoria, mas a página administrada por ele costuma publicar informações falsas. O vídeo ganhou várias versões até chegar ao Brasil. Não encontramos a origem do vídeo, mas ele não foi gravado no Brasil. O que aparece nas imagens é um vulcão de lama, que está expelindo lama, água, gases, vapor e petróleo. Esse tipo de estrutura ocorre apenas em regiões sísmicas (que não é o caso do Brasil).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm