Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo que mostra pessoas atravessando rio não é de migrantes da Venezuela para o Brasil

Vídeo que mostra pessoas atravessando rio não é de migrantes da Venezuela para o Brasil

Vídeo mostra migrantes da Venezuela atravessando rio para o Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra pessoas da Venezuela atravessando rio para o Brasil durante migração recorde.

  Análise

Circula na internet um vídeo de um grande grupo de pessoas atravessando um rio. Junto ao vídeo, há legendas que apontam que se tratavam imigrantes da Venezuela durante migração recorde para o Brasil.

“Migração recorde  fugindo da Venezuela para o Brasil. Mal sabem eles que teram  que fugir daqui também”, diz uma das mensagens que viralizaram. “Migração recorde de pessoas fugindo da Venezuela”, aponta outra. Assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Checagem

Vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo mostra migrantes da Venezuela atravessando um rio rumo ao Brasil? 2) Qual é a origem do vídeo que mostra pessoas atravessando um rio? 3) Há uma migração recorde da Venezuela para o Brasil?

O vídeo mostra migrantes da Venezuela atravessando um rio rumo ao Brasil?

Não mostra. Para começar, as imagens não correspondem à fronteira do Brasil com a Venezuela. Além disso, não há qualquer notícia em fontes confiáveis que fale sobre este episódio (que, com certeza, chamaria atenção). Além disso, o vídeo já foi identificado como de outra situação.

Qual é a origem do vídeo que mostra pessoas atravessando um rio?

Na realidade, as imagens são de migrantes atravessando o Estreito de Dárien. Trata-se de um trecho de selva que separa a Colômbia e o Panamá e é considerada uma das mais perigosas do mundo. Reportagens falam que o local tem problemas com o fluxo migratório (e ação de coiotes) de pessoas que querem ir para os Estados Unidos. O Estreito de Dárien também é uma atração turística. Pessoas pagam para fazer turismo no local por justamente ser um dos mais perigosos do mundo.

Há uma migração recorde da Venezuela para o Brasil?

Sim. Graças à crise no país latino-americano, o fluxo migratório da Venezuela para o Brasil continua constante. No início de 2023, o recorde de migrantes foi mais uma vez batido. Ou seja: em um ponto, a notícia é real.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo, ao contrário do que apontam mensagens, não mostra o fluxo de migrantes da Venezuela para o Brasil. O local, de fato, é frequentado por imigrantes, mas é uma porta de acesso da América do Sul para a América Central.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm