Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra golpe do cartão Itaú Personalité que passou no Fantástico #boato

Vídeo mostra golpe do cartão Itaú Personalité que passou no Fantástico #boato

Vídeo mostra golpe do cartão Itaú Personalité que passou no Fantástico, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Vídeo mostra o novo golpe do cartão do Itaú Personalité que chega pelo correio e é desbloqueado pelo App. O próprio Fantástico da Globo falou sobre o golpe.

É fato que, nos últimos tempos, o número de golpes cibernéticos cresceu e muito. Com isso, o próprio medo e desconfiança (com toda razão) aumentaram e muito. Talvez por isso que um vídeo está apontando para um novo golpe usando cartões do Itaú Personalité.

O vídeo (que não será exibido aqui) mostra um cartão do banco que chegou pelo correio e a narração de que ele seria um golpe. A pessoa aponta que a gerente do banco disse que se trata de um golpe e que o Fantástico alertou para esse golpe. “Novo GOLPE do cartão do Itaú personalite. Cuidado galera com esse novo golpe ,tudo é de perfeita qualidade !!!!!”, diz uma das versões da mensagem que circula online. Leia a transcrição do texto:

Confira o desmentido em vídeo:

Oi gente se não aconteceu com ninguém não aconteceu comigo acabou de receber pelo correio e o papel excelente qualidade mostrando tudo que o cartão dá direito pera pera aqui um o envelope em papel duro Personnalité a carta explicando e um cartão que é desse a cartão novo agora de aproximação tá mandando desbloquear pelo aplicativo e a primeira vez que usar usar com o chip e senha para depois usar por aproximação aí a gente ligou e para gerente ele ligou né para gerente do Itaú para perguntar que cartão é esse tinha anuidade acreditando né porque tudo de excelente qualidade e ela disse é fraude Está acontecendo muito em São Paulo e começou agora no Rio que parece que deu no Fantástico mas quando a gente não assisti umas Fantástico é impressionante impressionante a atenção aí hein gente liga para gerente Quando receber alguma coisa

Vídeo mostra golpe do cartão Itaú Personalité que passou no Fantástico?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

É claro que precisamos de muita prudência e, sim, se você estiver desconfiado, deve entrar em contato com o gerente da sua agência do banco. Porém, o próprio Itaú nos assegurou que o conteúdo do vídeo não configura um golpe. Veja o que a assessoria de comunicação do banco nos apontou:

O Itaú Unibanco esclarece que as informações expostas no vídeo estão desencontradas e não retratam uma situação de fraude. O banco mantém rígidos padrões de segurança para proteção dos clientes e de suas transações. O procedimento de desbloqueio do cartão exposto no vídeo está correto e, por questão de segurança, exige que a primeira transação seja realizada com o uso de chip e senha, prática adotado pelo mercado como padrão para evitar que alguém que não seja o verdadeiro cliente utilize o cartão. Também como medida de segurança, os novos cartões do Itaú não são emitidos com os dados estampados na frente do plástico, justamente para que não sejam capturados ou visualizados por fraudadores. Desta forma, os nossos clientes podem continuar a utilizar os seus cartões tranquilamente, sempre seguindo as orientações de segurança

Na realidade, o envio de cartões de crédito por parte de instituições bancárias é algo relativamente comum e já gerou discussões na Justiça. Houve casos em que pedidos de indenização foram procedentes (como este da Paraíba em 2019) e houve casos improcedentes (como esses de 2021 no DF e em SP). Apesar de polêmica, não é uma prática ilegal.

Não há registro de golpes que podem ser executados com o envio do cartão em questão e com o desbloqueio no APP (pelo menos por enquanto). Na matéria do Fantástico apontada pelo vídeo, há a citação de crimes cibernéticos no Brasil (como o golpe do falso cartão clonado ou do anúncio falso em redes sociais). Porém, não há citação a golpes ligados ao envio de cartões.

Mesmo com tudo isso, há um conselho da pessoa do vídeo que é importante. Se você recebeu qualquer comunicação via Correios (ou qualquer outro canal) do seu banco e está em dúvidas da legitimidade, consulte o gerente da sua agência. Ele vai saber como lhe orientar corretamente.

Resumindo: apesar de existir muitos golpes circulando por aí, a situação específica descrita em no vídeo não configura um golpe. Ao analisar o vídeo, o próprio Itaú apontou que o envio de cartões é feito pela instituição. Ou seja: pelo menos por enquanto, a denúncia não passa de um boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: