Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo de deslizamento de rochas e pedras não foi filmado em Petrópolis “hoje”

Vídeo de deslizamento de rochas e pedras não foi filmado em Petrópolis “hoje”

Vídeo mostra deslizamento na serra de Petrópolis hoje, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um deslizamento com pedras e rochas gigantes foi filmado na serra de Petrópolis “hoje” (março de 2024).

Análise

Por mais que o noticiário esteja um tanto quanto “ocupado” por diversas questões, as chuvas que ocorreram no último fim de semana no Rio de Janeiro ainda causam preocupação. É neste contexto que um vídeo está chamando atenção na internet.

Nas imagens, uma caminhonete trafega por uma estrada quando, de repente, ocorre um desmoronamento gigantesco de pedras e rochas. A caminhonete começa a dar ré e o motorista se salva.

Junto ao vídeo, estão circulando mensagens que apontam que as imagens são do dia 26 de março de 2024 e que são da cidade de Petrópolis (RJ). Leia:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Não posso afirmar se é confiável. “Serra de Petrópolis 26/03” Versão 2: Serra de Petrópolis hoje, 26/03/2024!… Versão 3: Isso aqui aconteceu na serra de Petrópolis hoje dia 26/03/24 segundo fontes segura. Aí vem uns me dizerem! Isso aqui existem a centenas de anos e nunca caiu. Pois só cai o que nunca caiu, porque o que caiu, já está embaixo e não tem mais como cair de novo.

Checagem

Por ser impressionante, o vídeo viralizou. Porém, a história que o acompanha não é bem assim (na verdade, não é nada assim). Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que o vídeo mostra um deslizamento na Serra de Petrópolis hoje? 2) Qual é a origem do vídeo do deslizamento? 3) Qual é a situação de momento após as chuvas em Petrópolis?

É verdade que o vídeo mostra um deslizamento na Serra de Petrópolis hoje?

Não. Além de não ter nenhum registro do vídeo em fontes confiáveis atribuindo o caso à região da Serra de Petrópolis em março de 2024, o vídeo já circulava na internet antes das chuvas dos últimos dias e não foi sequer gravado no Brasil.

Qual é a origem do vídeo do deslizamento?

O vídeo em questão é, na realidade, de setembro de 2023. Na ocasião, ocorreu um deslizamento na cidade de Chongzhou, no sul da China. O vídeo da caminhonete fugindo do deslizamento foi publicado na época no site Wheather.com. 

O mesmo vídeo já foi utilizado em uma fake news na Índia. Na ocasião, foi dito que o deslizamento havia ocorrido na Grécia. 

Qual é a situação de momento após as chuvas em Petrópolis?

Não está fácil. O vídeo em questão é falso, mas há, sim, registros de deslizamentos (inclusive de rochas) em Petrópolis e na região Serrana do Rio de Janeiro. Esta matéria aponta que, desde quinta-feira (21 de março de 2024) até 26 de março de 2024, mais de 700 deslizamentos ocorreram na região.

Conclusão

Fake news ❌

Apesar de a situação estar crítica na região da serra de Petrópolis, o vídeo que está circulando não é do Rio de Janeiro ou mesmo do Brasil. Trata-se de um vídeo gravado na China que não tem relação alguma com fatos recentes.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).