Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo que está viralizando na internet não é de chuva da Serra das Araras em janeiro de 2024

Vídeo que está viralizando na internet não é de chuva da Serra das Araras em janeiro de 2024

Vídeo mostra chuva na Serra das Araras (RJ) em janeiro de 2024, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Uma grande chuva foi filmada na Serra das Araras (RJ) em janeiro de 2024

Análise

Um dos destaques em termos de notícias no início de 2024 está nas fortes chuvas que têm ocorrido em diversas cidades do Brasil. Neste sentido, um vídeo impressionante está circulando na internet como se fosse recente.

Nas imagens, uma forte chuva faz com que trechos de uma estrada em região de uma serra está alagada. Até uma cachoeira se forma. Em outras imagens, carros são tomados pela chuva.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Apesar de mensagens indicarem que o caso é de 2024, o vídeo tem legendas que apontam que seria de 23/01/2023. Leia algumas das mensagens que estão circulando online e assista ao vídeo:

Versão 1: Serra das Araras está em situação muito complicada! Versão 2: Serra das Araras hoje, parece um río. Versão 3: Serra de Petrópolis, Araras, Pedro do Rio, Mauá Versão 4: Olha a chuva hoje à tarde na Serra das Araras! M.O.D.A. Legenda: Chuva Serra das Araras, RJ 23/01/2023

@radiopiaocubatao♬ som original – Rádio pião

Checagem

As imagens são impressionantes e chamam atenção na internet. Por isso, vamos fazer a checagem respondendo às seguintes questões: 1) O vídeo em questão foi gravado na Serra das Araras (no Rio de Janeiro) em janeiro de 2024? 2) Qual é a origem do vídeo e quando foi filmado? 3) A Serra das Araras está sofrendo com chuvas em janeiro de 2024?

O vídeo em questão foi gravado na Serra das Araras (no Rio de Janeiro) em janeiro de 2024?

Não. O primeiro ponto que faz com que a gente “desconfie” que o vídeo está na próprio vídeo. Seria difícil (a não ser que houvesse um engano) que o vídeo fosse atual por um detalhe: a legenda mostra 2023.

Ao buscarmos pelo conteúdo, descobrimos que, de fato, o tal vídeo circulou muito no ano passado (o que já elimina a hipótese de que seja de 2024). Mas tem um plus: o vídeo também não é da Serra das Araras.

Qual é a origem do vídeo e quando foi filmado?

Já na época, comentários em postagens indicavam duas coisas: pessoas que moram na região apontavam que não se tratava da Serra das Araras. Outras pessoas indicavam o local correto: o vídeo é, na realidade, da Serra do Rio do Rastro (em Santa Catarina).

Isso é corroborado pelo sotaque de algumas pessoas que fizeram a filmagem. Ao buscar por episódios de alagamentos, achamos alguns vídeos de janeiro de 2023 com imagens utilizadas nas publicações que viralizaram. 

A Serra das Araras está sofrendo com chuvas em janeiro de 2024?

Assim como boa parte do Brasil, a região tem alguns problemas. Um deles é o afundamento da estrada que causou transtornos. Porém, não há nada parecido com os vídeos que estão viralizando.

Conclusão

Fake news ❌

Os vídeos que estão viralizando na internet não são da Serra das Araras, no Rio de Janeiro, ou mesmo de 2024. Na realidade, o vídeo é de 2023 e de outro lugar do Brasil.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).