Vídeo mostra Magazine Luiza vazio durante a Black Friday 2021 #boato

Boato – Depois que o Magazine Luiza quis “lacrar” contra Bolsonaro e a família, lojas ficaram vazias na Black Friday 2021. Vídeo de abertura de loja é a prova disso.

Não é de hoje que empresas são atacadas por alguns grupos políticos. Uma das que mais recentemente entrou neste rol é a Magazine Luiza. Tanto que um vídeo de um suposto “fracasso” na Black Friday começou a circular na internet.

Um vídeo de uma abertura de loja com muitos vendedores empolgados e, no final, uma loja às moscas (ao contrário do que se espera em uma Black Friday). Junto à filmagem, está circulando a informação de que a loja seria o Magazine Luiza e que o vídeo havia sido feito na Black Friday 2021. Veja o vídeo e confira mensagens que circulam online:

Versão 1: Black Friday da Magazine Luiza…quiseram lacrar contra a família. Versão 2: Magazine Luiza na Black Friday, passando vergonha. A dona que sonha em ser vice de Lula, só esqueceu que quem lacra,não lucra. Versão 3: Black Friday da Magazine Luiza, o povo acordou.…

Vídeo mostra Magazine Luiza vazio durante a Black Friday 2021?

Não demorou muito para a mensagem se espalhar na internet. Só que, além das informações sobre “Magazine Luiza tentar lacrar serem falsas”, não é verdade que o vídeo em questão mostra a loja do Magazine Luiza durante a Black Friday.

A mensagem em questão já nos deixa desconfiados. O texto tem características de fake news como o caráter vago, alarmista, os erros de português e nenhuma citação de fontes confiáveis que comprovem a informação.

Não bastasse isso, as acusações de que a Magazine Luiza. Um dos fakes aponta que a Magazine Luiza queria “que a bandeira do Brasil” virasse vermelha. Outra informação falsa aponta que Luiza Trajano, dona da empresa, estaria “investindo na campanha de Lula” para ser vice dele.

Assim como as acusações, a parte do vídeo também não procede. Na realidade, trata-se de uma nova versão de um boato muito parecido que desmentimos em 2015. Na época, foi dito que a “inauguração” havia ocorrido na Black Friday. Não foi. Relembre o que escrevemos sobre o assunto:

Na realidade, o vídeo é de agosto deste ano e mostrou a inauguração de uma unidade da rede Multiloja na cidade de Matinhos (PR). Se você der uma olhada no mascote do vídeo, logo vai perceber que é essa criatura bonita da fã page da loja. O blog POP, da Veja São Paulo, também publicou informações sobre o vídeo e confirmou com a loja que ele foi gravado na inauguração da loja em agosto.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Magazine Luiza “resolveu lacrar” assim como é falsa a informação que aponta que o vídeo é da loja na Black Friday de 2021. O vídeo é antigo, de outra rede de lojas e sequer é de 2021.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet