Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra fuga de garimpeiros de Terra Yanomami em Roraima #boato

Vídeo mostra fuga de garimpeiros de Terra Yanomami em Roraima #boato

Vídeo mostra fuga de garimpeiros de Terra Yanomami em Roraima, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra um grupo de garimpeiros correndo de forma desesperada da Terra Yanomami em Roraima após ação do governo e de Alexandre de Moraes.

Nos últimos dias, boa parte do noticiário brasileiro está sendo tomada pela questão dos indígenas Yanomami em Roraima. Por isso, o que não tem faltado é informação falsa sobre o assunto. A de hoje aponta para um suposto vídeo da região.

Nas imagens, homens descem um morro de forma desesperada em meio a caminhões com caçambas. Junto ao vídeo, há mensagens que sugerem/apontam que seria uma fuga dos garimpeiros da Terra Yanomami. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: Fuga de garimpeiros?! Versão 2: GARIMPEIROS FOGEM DE TERRAS INDÍGENAS DURANTE OPERAÇÃO DA POLÍCIA Versão 3: É assim que a gente espera ver os garimpeiros ilegais. Se você está junto com Lula, pelos direitos Yanomami, comente: “ESTOU COM LULA”! Versão 4:Garimpeiros ilegais fogem em disparada com a chegada da polícia nas terras indígenas

Vídeo mostra fuga de garimpeiros de Terra Yanomami em Roraima?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O vídeo é impressionante e também por isso, juntada à sede de algumas pessoas para que o “outro lado político” se ferre, a história circulou com muita força em redes sociais. Porém, não é verdade que o vídeo mostre a tal “fuga dos garimpeiros” da Terra Yanomami, em Roraima, nos últimos dias.

As mensagens, o histórico, um pouco de lógica e uma busca pelo assunto já começam a nos deixar desconfiados da veracidade da informação. Assim como uma “boa” fake news, a mensagem é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove a informação.

Além disso, como falamos, o que não tem faltado é informação falsa sobre a questão Yanomami em Roraima. Por isso, fomos buscar detalhes sobre o assunto. De fato, encontramos relatos que apontam para uma saída de garimpeiros da região. Porém, não há nenhum vídeo que mostre a “fuga desesperada em massa”.

Ao analisar o vídeo, encontramos algo interessante. O terreno em questão, árido e com morros, destoa completamente da vegetação na região Amazônica, normalmente de mata fechada, e da atuação dos garimpeiros ilegais (mais discreta até para fugir de fiscalizações).

Ao procurar pelo vídeo, descobrimos que ele circula, no mínimo, desde janeiro deste ano (antes da questão Yanomami vir à tona) e é atribuído à mineração de jade no Mianmar. De acordo com esta pessoa que publicou o conteúdo, a “corrida” é para encontrar um ponto estratégico para minerar.

Resumindo: é falsa a informação que aponta para garimpeiros fugindo das terras dos Yanomami em Roraima. O vídeo é de outra situação e esta é mais uma fake news envolvendo o assunto que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: