Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra bebê que nasceu da cruza de um homem com uma cabra no interior #boato

Vídeo mostra bebê que nasceu da cruza de um homem com uma cabra no interior #boato

Vídeo mostra bebê que nasceu da cruza de um homem com uma cabra no interior, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Homem é acusado de deixar cabra prenha no interior e imagens mostram bebê que seria resultado do cruzamento

A internet está recheada de histórias fantásticas e até mesmo assustadoras. Uma rápida pesquisa e podemos encontrar casos dos mais variados tipos: histórias de seres sobrenaturais, desaparecimentos e as famosas correntes compartilhadas nas redes sociais.

Mas uma história, em particular, tem chamado bastante atenção dos internautas nos últimos dias. De acordo com uma publicação, uma criatura estranha teria nascido no interior do Brasil. Segundo um áudio divulgado no WhatsApp, o bebê seria o resultado de um cruzamento entre um homem e uma cabra. Confira a transcrição (o vídeo a gente não vai mostrar aqui):

Versão 1: “Oi, minha querida. Bom dia. Aí, não é montagem não, é verdade. Foi uma colega minha que mandou do interior. Eu aí não é negócio de dizer que aí é montagem, essas coisas não. Aí é verdade. O homem que andava com uma cabra, pra cima e pra baixo, era criatório dele mesmo. Aí,quando a cabra tava prenha, o pessoal começou a desconfiar. Quando a cabra pariu dentro do mato, o pessoal foi atrás. Quando chegou, que foi atrás, encontraram isso daí, ó. Só foi um sozinho mesmo. Cê vê que chora que nem criança e os pézinho não é pé de gente não. O rostinho também, mas pode ver direitinho que é uma menina. É uma fêmea. É de cortar o coração, mas é re… É verdade. Isso aí não é mentira não, nem montagem não”. Versão 2: “Não, minha irmã. Diz que isso aí é filho de uma cabra, de uma cabrita. Diz que um homem que andava pegando a cabrita direto, diz que andava pegando. Aí o pessoal diz que viu a cabra parindo e foram pra lá filmar. Quando chegou lá, viu o que a cabra pariu aí”.

Vídeo mostra bebê que nasceu da cruza de um homem com uma cabra no interior?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

As imagens são chocantes e logo viralizaram nas redes sociais. Os comentários são de indignação pelo suposto cruzamento entre o homem e a cabra. Porém, será que algo nessa história faz sentido e o bebê realmente seria resultado desse cruzamento estranho? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir!

Vamos lá! Uma rápida olhada nas mensagens que acompanham o vídeo já é suficiente para nos deixar com uma pulga atrás da orelha. A história é vaga (não diz onde e nem quando o bebê teria nascido, fala apenas em “interior” sem dar mais detalhes). Além disso, é alarmista (usando um vídeo bastante apelativo), possui erros de português e não cita fontes confiáveis. Ou seja, um combo de características de boatos online.

Além de tudo, a história é, no mínimo, estranha (para não dizer absurda). Biologicamente, o cruzamento entre um ser humano e uma cabra é, simplesmente, impossível. Para criarmos um humano híbrido, precisaríamos de outras espécies de hominídeos (que, atualmente, não existem). O cruzamento entre humanos e outros animais esbarra na questão do código genético: o número de cromossomos precisa estar alinhado durante o processo de divisão das células.

Vale ressaltar ainda que, caso o cruzamento fosse possível, a história seria um escândalo (e estamparia as manchetes de vários veículos de comunicação). Porém, não existe registro de nenhuma notícia sobre o assunto.

Resolvemos, então, ir atrás da origem do vídeo e descobrimos que, antes de circular em terras tupiniquins, as imagens viralizaram nas redes sociais da Índia (e vale destacar que, na versão original, a história do cruzamento não existia).

Por fim, após buscarmos mais informações sobre o vídeo, descobrimos uma explicação bastante plausível para a situação. O bebê, na verdade, sofre de uma doença congênita rara: a ictiose arlequim. A doença é um distúrbio genético de pele que causa o engrossamento da camada de queratina da pele, formando rachaduras (que parecem escamas) e distorcendo as características faciais.

Em resumo: a história que diz que um bebê (resultado do cruzamento entre um humano e uma cabra) foi gravado no interior é falsa! Além do vídeo não ter sido feito no Brasil, a história não tem nada a ver com o cruzamento de espécies. O bebê, na verdade, parece ser acometido pela doença ictiose arlequim (uma doença genética rara que leva ao engrossamento da pele, causando rachaduras e a distorção da face). Ou seja, a história é apenas #boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.