Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra assalto no estacionamento do supermercado Atacadão #boato

Vídeo mostra assalto no estacionamento do supermercado Atacadão #boato

Vídeo mostra assalto no estacionamento do supermercado Atacadão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Atenção para uma nova modalidade de assalto. Vídeo mostra que bandidos estão realizando assaltos no estacionamento do Atacadão.

Desde sempre, a preocupação das pessoas com a segurança (principalmente em grandes cidades do Brasil) é grande. Quando imagens de assaltos começam a circular na internet, essa preocupação aumenta. Foi isso que aconteceu quando um vídeo atribuído à rede de supermercados Atacadão começou a circular na internet.

De acordo com o texto que acompanha o vídeo (que não vamos exibir aqui), bandidos estão realizando uma “nova modalidade de assaltos” e as cenas haviam sido gravadas no supermercado Atacadão. Leia algumas das versões da história que circula online:

Versão 1: ATENÇÃO !!! VEJAM ESSA NOVA PRÁTICA DE ASSALTO !!! FIQUEM ATENTOS E ATENTASSSSS NOS ESTACIONAMENTOS DOS SUPERMERCADOS !!!! Versão 2: Avisem seus familiares deste perigo, principalmente mulheres que sai para compras só, é a preferência deles, este foi num Mercado do Atacadão….

Versão 3: Avisem seus familiares deste perigo, principalmente mulheres que saem para compras sozinhas, é a preferência deles, este assalto/sequestro foi num Mercado Atacadão.… Versão 4: Isso aconteceu em um atacadao, todo cuidado é pouco.

Vídeo mostra assalto no estacionamento do supermercado Atacadão?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As imagens se espalharam com muita força na internet e deixaram muitas pessoas com medo de ir ao Atacadão. Mas será mesmo que as imagens mostram um assalto no supermercado? A resposta é não. Vamos aos fatos.

De cara, a mensagem nos deixou desconfiados. Além de ela ter características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis, boatos envolvendo alertas de segurança são comuns na internet (temos exemplos aqui, aqui e aqui).

Ao olhar as imagens (e ver que os bandidos estavam de máscara), vimos que se tratou de algo recente. Mas bastou uma busca para percebermos que o assalto (que, por sinal, não tem nada de “nova modalidade”) não foi na rede de supermercados Atacadão.

A Agência Lupa fez a checagem da informação e chegou à conclusão de que o assalto em questão ocorreu no dia 24 de maio de 2020 na rede atacadista Paraná em Jandira (SP). O site chegou a fazer uma comparação do local do vídeo e a imagem do estabelecimento no Google Street View (para mais detalhes, clique aqui).

Com isso, não temos mais nada a falar. Apesar de todo cuidado ser pouco, o fato é que o vídeo em questão não foi gravado em uma unidade do Atacadão. O assalto ocorreu na cidade de Jandira em outra rede de supermercado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp