Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Viaduto em Belo Horizonte está com rachadura enorme e vai cair #boato

Viaduto em Belo Horizonte está com rachadura enorme e vai cair #boato

Boato – Urgente! Viaduto na Avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte, está com rachadura enorme e pode cair. Compartilhe!

Independente dos tipos e onde acontecem, tragédias são tragédias e sempre deixam marcas por onde passam. Após a queda do viaduto Batalha dos Guararapes (em Venda Nova, Belo Horizonte), que matou duas pessoas e feriu mais de vinte no ano de 2014, passar por outros viadutos da cidade é motivo de preocupação para muitos.

Viaduto na Avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte está com rachadura enorme e risco de queda, diz boato
Viaduto na Avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte está com rachadura enorme e risco de queda, diz boato

Uma suposta rachadura em um viaduto na Avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte, tem preocupado muitos motoristas que passam pelo local. Em uma publicação, compartilhada no Facebook, internautas alertam sobre a rachadura e o risco de queda. Confira na íntegra:

Urgente!!! Pessoal repassem a todos em BH!! Evitem passar pela Av. Cristiano Machado na altura do cruzamento com a Av. Bernardo Vasconcelos (quase em frente ao Minas Shopping), se forem ao aeroporto prefiram o caminho pela Av. Antônio Carlos! Não passem de jeito nenhum pelo viaduto que liga a Av. Bernardo Vasconcelos ao Extra/ Minas Shopping!!! Ele está com uma rachadura enorme na estrutura, alto risco de queda! Isso é muito sério, vejam abaixo! Repassem ao maior número de pessoas possível! Que absurdo!!!

Viaduto em Belo Horizonte está com rachadura enorme e pode cair?

Apesar de a imagem ser real, a história por trás dela é bem diferente. Sem mais delongas, vamos entender o porquê dessa história não fazer o menor sentido.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Pra começo de conversa, saiba que essa história de rachadura em viaduto é antiga e já circula na web desde 2014. Além disso, se você acompanha o Boatos.org, sabe que essas mensagens alarmistas, sem datas e fontes confiáveis e com pedidos de compartilhamento são, na maioria dos casos, falsas.

Em segundo lugar, a imagem é, na realidade, uma junta de dilatação e, não, uma “rachadura” como indica a publicação. A junta de dilatação é um dispositivo criado para absorver a variação volumétrica dos materiais. Ou seja, utilizada para minimizar os efeitos da vibração e movimentações de pontes, edifícios e ferrovias.

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) desmentiu as supostas rachaduras denunciadas em imagens nas redes sociais. Segundo o órgão, trata-se apenas da junta de dilatação do pilar – prevista no projeto, justamente, para evitar danos à estrutura.

Amigos, um video com suposta trinca em viaduto na Av. Cristiano Machado está se alastrando no FB e tem apavorado muitos, já com quase 3.000 compartilhamentos. Nada de pânico! Essas supostas “trincas” são apenas a junta de dilatação do viaduto, que todas as pontes e viadutos tem. As imagens de cima da tabuleiro esclarecem completamente a situação. Vejam na foto a explicação que preparei. Forte abraço e menos estresse.

Essa história de rachaduras já é famosa aqui no Boatos.org. Ela já apareceu em histórias com a ponte do Rio Niterói e o Shopping Rio Mar, em Recife. Em ambos os casos, a história não passou de mais um boato da internet. Só para não restar dúvida, a história já circula há tanto tempo, que se o viaduto estivesse com risco de queda, a estrutura já teria ido a baixo, não?

Com isso, podemos afirmar que o viaduto na Avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte não está com uma rachadura enorme e não possui nenhum risco de queda (pelo menos não por causa da rachadura, ou melhor, junta de dilação). Enfim, tudo não passa de mais um desses boatos para assustar a população.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Denise Rangel, Camila Almeida e mais dois leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou no WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.