Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vestibular da Fatec está com adesão baixa e cursos podem ser fechados #boato

Vestibular da Fatec está com adesão baixa e cursos podem ser fechados #boato

Boato – Atenção! O vestibular da Fatec está com adesão baixa e, se não tiver o mínimo de 1,5 aluno por vagas, algum curso pode ser fechado.

O cenário não está dos melhores para as instituições públicas de ensino superior do Brasil. Depois do corte (ou contingenciamento) de verbas anunciado pelo Ministério da Educação, universidades organizaram protestos. E, de acordo com uma notícia que circula na internet, não são apenas instituições federais que estão ameaçadas.

De acordo com um texto que circula na internet, a Fatec (Faculdade de Tecnologia) está com baixa adesão para o processo seletivo da instituição e, se não alcançar o mínimo de 1,5 alunos por vaga em alguns dos cursos oferecidos, eles serão fechados. Leia a mensagem que circula online:

Pessoal preciso que me ajudem a divulgar o vestibular da fatec agora do meio do ano. A adesão está baixa e se não tivermos no mínimo 1,5 alunos por vaga em algum curso ele pode ser fechado. É ensino gratuito, de qualidade. Posso garantir! Obrigado.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noite – 40 vagas Comércio Exterior Noite – 40 vagas Gestão de Serviços Manhã – 40 vagas Gestão Empresarial Tarde – 40 vagas Noite – 40 vagas Logística Aeroportuária Manhã – 40 vagas Redes de Computadores Manhã – 40 vagas

Vestibular da Fatec está com adesão baixa e cursos podem ser fechados?

Bastou o tal anúncio para a mensagem se espalhar com força por aí. Mas será mesmo que o vestibular da Fatec está com adesão baixa e que cursos podem ser fechados por causa disso? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

O primeiro ponto que nos deixou desconfiados está na própria mensagem. Além de ela ter algumas das principais características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis) e não fazer muito sentido, ela repete um boato já desmentido no Boatos.org no ano passado. A diferença era que, em vez de Fatec, o “personagem” era a Etec.

Já desconfiados, resolvemos entrar em contato com a Fundação FAT, responsável pelas Fatec (e pelas ETEC também) em São Paulo. Veja a resposta dada para a nossa equipe:

O Vestibular da Fatec é um dos mais concorridos de São Paulo, creio que essa notícia seja fake. No entanto, vou passar sua mensagem para o departamento de vestibulares da FAT para termos uma resposta oficial da entidade. retorno para você ainda hoje com a resposta, e agradeço por nos contatar.

Mais uma busca e descobrimos que a própria Fatec, na unidade de Araraquara, desmentiu a informação. De acordo com a unidade, a busca pelo vestibular é grande e não há risco de fechamento.

Comunicamos que a mensagem, conforme imagem, que vem se espalhando pelo aplicativo Whatsapp nas últimas horas, trata-se de um Fake News. Aproveitamos para reforçar que as inscrições para o Vestibular 2º semestre da Fatec Araraquara seguem em ritmo intenso, atendendo a expectativa para darmos início em agosto a mais duas turmas dos cursos de Gestão Comercial e Segurança da Informação. Fatec Araraquara

As notícias foram desmentidas, posteriormente pelas unidades da Fatec de Matão e Ourinhos. Veja o que cada uma delas escreveu:

Matão: NOTA DE ESCLARECIMENTO Estão circulando nas redes sociais algumas informações inverídicas a respeito da Fatec de Matão, no que diz respeito a questões relacionadas ao próximo vestibular, que ocorrerá no dia 30 de junho. Na qualidade de Diretor da Unidade e em respeito à população de Matão e entorno, especialmente aos possíveis futuros candidatos, é importante frisar alguns pontos:

É intenso o ritmo de inscrições para o próximo vestibular; Por ora, na Fatec Matão, está implantado somente o Curso de Análise de Processos Agroindustriais; A Instituição reafirma seu compromisso de ofertar ensino de alta qualidade, a fim de que este se constitua um instrumento de empregabilidade aos nossos futuros egressos; É necessária cautela na análise de notícias vinculadas à Fatec Matão, especialmente em tempos em que as chamadas “fake News” prestam enorme desserviço à sociedade em geral; Informações confiáveis sobre a Instituição podem ser obtidas através do telefone (16)2016-2694, além do Facebook oficial (fatecmatao) e no Instagram (fatecmatao). Por fim, na certeza de que a Unidade da Fatec Matão se constitui em um verdadeiro marco para o ensino superior em Matão e região, prestamos as informações necessárias e nos colocamos à inteira disposição da sociedade para maiores esclarecimentos.

Ourinhos: Nota de esclarecimento Prezados Alunos, A Fatec Ourinhos torna público que as mensagens que têm circulado por diversas mídias sociais a respeito do possível fechamento dos seus cursos SÃO FALSAS! Esclarecemos que todos os cursos oferecidos pela Fatec Ourinhos são reconhecidos com nota máxima pelo Conselho Estadual de Educação e atingem sempre demanda superior à exigida pelo Centro Paula Souza, estando, portanto, isentos de qualquer risco de fechamento. Reiteramos: todos os nossos cursos estão e continuarão sendo oferecidos normalmente em nossos vestibulares. Direção

Só para terminar, fizemos uma busca pelo histórico de vagas da Fatec e descobrimos que, tradicionalmente, a demanda por cursos é bem acima do “1,5 por vaga”. Então, mesmo que a “linha de corte fosse real” (e não há nada que aponte que é) não haveria muito com o que se preocupar.

Resumindo: a história que aponta que a Fatec está com baixa adesão e corre risco de fechar é falsa. Além de ter sido desmentida pela própria instituição, a história é uma nova versão de uma velha balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.