Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Validade da CNH passou para 10 anos e pontuação para perder carteira para 40 #boato

Validade da CNH passou para 10 anos e pontuação para perder carteira para 40 #boato

Boato – Acabou de ser feita uma coletiva com o presidente Jair Bolsonaro e, a partir de hoje, a validade da CNH passou para 10 anos e a pontuação para perder carteira a 40.

Desde a campanha eleitoral, Jair Bolsonaro prometia acabar com o que chama de “indústria das multas”. E foi justamente neste sentido que o presidente anunciou um projeto de lei que prevê que a validade da CNH passe de cinco para dez anos e que o número de pontos para que a carteira de motorista seja perdida passe de 20 para 40 pontos.

O anúncio deixou tanta gente animada que alguns “apressadinhos” (devem tomar multa por excesso de velocidade) começaram a compartilhar a informação de que o novo prazo e a nova pontuação passaram a valer a partir de hoje. Leia mensagens que viralizaram online:

Versão 1: Acabou de ser feita uma coletiva de imprensa “ao vivo” em Brasília, onde a *CNH* passou a validade de *5* anos para *10* anos, a pontuação de *20* passou pra *40* e tirou a exclusividade dos exames serem feitos pelo *DETRAN* em clínicas e poderá ser feito por qualquer médico e inclusive pelo *SUS* *GRATUITO* sem custo algum, acabou a mordomia dos *MARAJÁS*,

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 2: Está decretado!!! A partir de hoje a validade da CNH é dez anos e a quantidade de pontos para ter o direito de dirigir suspenso e 40 pontos. E ainda por cima vc pode fazer o exame médico e psicológico para renovar a CNH em qualquer hospital ou clínica. Até mesmo de graça no SUS. Parabéns PRESIDENTE!!!

Validade da CNH passou para 10 anos e pontuação para perder carteira para 40?

Muita gente já deve ter ficado animada com a anúncio. Poderia ficar se não fosse um detalhe: tudo que foi anunciado por Bolsonaro em relação às regras de trânsito não estão valendo “a partir de hoje”. Vamos aos fatos.

Se você prestar atenção no vídeo que está viralizando na internet, vai perceber que o anúncio de Bolsonaro foi feito na Câmara dos Deputados e teve a presença de Rodrigo Maia (presidente da Câmara). O anúncio foi feito neste local porque o governo apresentou um projeto de lei ao Congresso. Sabe o que isso significa? Significa que, para entrar em vigor, terá que passar pelo Congresso (Câmara e Senado) e depois ser sancionada.

De acordo com essa matéria sobre o assunto, será criada uma comissão especial para tratar do tema e a previsão de aprovação é de 45 dias. Porém, entre previsão e realidade (visto que já há entidades criticando a proposta por, de acordo com elas, beneficiar infratores) há um oceano.

Resumindo: ao contrário do que mensagem sugere, as novas regras sugeridas por Bolsonaro não estão valendo automaticamente. Elas precisam passar pelo crivo do Congresso para serem colocadas em prática. Ou seja: pelo menos por enquanto, é um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.