Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > História que diz que a Usina Santo Antônio, em Roraima, fechou e Brasil vai ter um apagão é mentira

História que diz que a Usina Santo Antônio, em Roraima, fechou e Brasil vai ter um apagão é mentira

Vai ter um apagão no Brasil em breve por causa da Usina Santo Antônio, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Em vídeo, mulher afirma que o Brasil vai enfrentar um apagão nos próximos dias, porque Usina Santo Antônio, em Roraima, fechou. 

  Análise

A crise energética enfrentada pelo Brasil no início dos anos 2000 assustou muita gente. Foram 9 meses de desligamentos programados, que ficaram conhecidos como apagões, para evitar um colapso na distribuição de energia em todo o território brasileiro.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que o Brasil está prestes a voltar a era dos apagões. Segundo o vídeo que acompanha a publicação, a Usina Santo Antônio teria fechado as portas, porque o nível do rio estaria 50% abaixo do normal por conta da seca que atinge a região. Ainda segundo a história, por conta disso, o Brasil vai enfrentar um apagão em breve. Confira:

“Se preparem para o apagão. É isso aí gente. Uma das maiores usinas hidrelétrica de Santo Antônio, em Roraima, anunciou que fechou os trabalhos 100% e não sabe quando vai voltar, não sabe quando vai retomar. Eles alegam que o rio está 50% menos, porque a seca lá tá de lascar. Então assim, já dá pra saber que o Brasil vai ter muitos apagões, muitos apagões. Então assim, quem tem uma vela aí vai se prevenindo, vai se prevenindo com as coisa.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Porque quando acabar a energia, que desligar sua geladeira, que a sua carne tiver lá dentro, que a sua mistura tiver lá dentro, se você não tiver um sal grosso pra colocar pra aproveitar, você vai ter muito prejuízo. E você já se imaginou no escuro, a sua família, então comece a tomar providências, comece já, já tô avisando, já fechou. Isso foi anunciado hoje, dia dois, e aí isso vai sim repercutir no Brasil inteiro. No Brasil inteiro vai ter apagão, apagão!”.

Não demorou muito para a história se espalhar nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e deixar muita gente apreensiva. Apesar disso, a história de hoje apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto (que com certeza seria um escândalo e estaria em todas as manchetes).

A partir daí, separamos três perguntas para desvendar esse mistério: 1) A Usina Santo Antônio, em Roraima, interrompeu as operações? 2) Vai ter um apagão no Brasil inteiro por causa da Usina Santo Antônio? 3) O Brasil pode ter um apagão em breve?

Checagem

A Usina Santo Antônio, em Roraima, interrompeu as operações?

Sim. A concessionária que administra a usina hidrelétrica Santo Antônio, anunciou a paralisação de suas operações a partir do dia 2 de outubro de 2023. A situação ocorreu, após o rio Madeira registrar um nível de vazão 50% abaixo da média histórica. Porém, os trabalhos da usina devem voltar quando a situação for regularizada. Além disso, a concessionária explicou que esse tipo de interrupção já está planejada e só ocorre quando “os limites operativos das unidades geradoras sejam atingidos”.

Quer uma informação pior ainda: a usina fica, na realidade, em Rondônia e não em Roraima. Inicialmente, não havíamos nos atentado para este detalhe, mas o leitor Emiquelângelo Filho no ajudou. 

Vai ter um apagão no Brasil inteiro por causa da Usina Santo Antônio?

Não existe nenhuma prova sobre isso. Como destacamos anteriormente, a concessionária afirmou que esse tipo de interrupção já havia sido planejado e é apenas momentâneo. Não existe qualquer alerta de desabastecimento, até porque, depois da crise elétrica nos 2000, o Brasil passou a contar com outras fontes de energia.

O Brasil pode ter um apagão em breve?

O risco existe, mas está dentro da normalidade. Em 2021, o risco do Brasil registrar apagões aumentou de forma exponencial, devido às fortes secas que atingiram o Sudeste e o Centro-Oeste. Porém, em 2023, as coisas estão mais tranquilas. Após o apagão que atingiu quase todos os estados brasileiros, no dia 15 de agosto de 2023, o senador Humberto Costa tratou de tranquilizar todo mundo. Segundo ele, o problema foi pontual e logo foi corrigido. Ainda segundo ele, as usinas hidrelétricas estão com o armazenamento normal e os sistemas estão operando normalmente.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

O Brasil não vai ter apagão por conta da Usina Santo Antônio ter fechado. A usina hidrelétrica Santo Antônio, de fato, interrompeu suas operações por conta da baixa vazão do rio Madeira. Mas a concessionária que administra a usina explicou que esse tipo de ação é planejada e foi feita para manter a segurança nas operações dos equipamentos. Assim que os níveis do rio Madeira forem normalizados, os trabalhos da usina irão voltar. Por fim, a história surgiu do nada e nenhum comunicado ou dado indica que passaremos por um apagão por conta disso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm