Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > UFRJ organiza “1° Campeonato de Punheta” para estudantes #boato

UFRJ organiza “1° Campeonato de Punheta” para estudantes #boato

UFRJ organiza 1° Campeonato de Punheta para estudantes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A UFRJ, o DCE e a CASA UFRJ organizam o “1° Campeonato de Punheta” para estudantes. É a prova do absurdo que chegamos.

Durante as eleições, principalmente no segundo turno, a pauta de costumes esteve latente no debate público. As eleições passaram, mas parece que teve gente que não esqueceu “daquilo”.

A prova está no compartilhamento de uma mensagem que apontaria que a UFRJ, o DCE e a Casa UFRJ estariam organizando o “1° Campeonato de Punheta”. A competição teria regras duras para os participantes, mas não vamos entrar nos detalhes.

O fato é que o conteúdo foi compartilhado, inicialmente, por perfis de humor. Depois, foi compartilhado por perfis sensacionalistas em redes sociais para, no fim, ser utilizado politicamente por bolsonaristas. Leia algumas das mensagens que acompanham o conteúdo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Hoje na UFRJ ocorrerá esse ABSURDO! Gente, estamos falando de uma universidade!!! Deputados, vereadores e senadores do RJ, bora fazer alguma coisa! Olha o nível que a nossa juventude chegou

Versão 2: GRAVE: Hoje, às 22hs, acontece o primeiro campeonato de punhet@ da UFRJ, no DCE Mário. Premiações: 1º lugar – Açaí  2º lugar – Bandeijão  3º lugar – Pina Quente.

UFRJ organiza “1° Campeonato de Punheta” para estudantes?

A história não demorou para se espalhar com todas as forças e ser utilizada de diversas formas. Alguns usaram para rir. Outros usaram para passar raiva. Seja o motivo, uma coisa é certa: o anúncio é falso.

O primeiro fator da história é lógico: em que universo órgãos públicos iriam “patrocinar” um evento desta natureza? Além disso, há um nome de um site adulto entre patrocinadores. Não faz muito sentido a página se meter em um “microevento” como esse.

Ao buscar nos patrocinadores citados, nada encontramos sobre o evento. Ao contrário, encontramos um desmentido da Casa UFRJ. Veja o que foi escrito:

NOTA DE COMBATE A FAKE NEWS E A DIFAMAÇÃO O CENTRO ACADÊMICO STUART ANGEL VEM POR MEIO DESSE REFORÇAR NOSSO COMPROMISSO COM O INSTITUTO DE ECONOMIA DA UFRJ E COM AS REGRAS BÁSICAS DE CIVILIDADE E RESPEITO. TODOS OS NOSSOS EVENTOS SÃO DIVULGADOS PREVIAMENTE NAS NOSSAS REDES SOCIAIS OFICIAIS. NÃO CAIAM EM FAKE NEWS! CASA CENTRO ACADEMICO STUART ANGEL

Ser alvo de fakenews e difamação é um método bastante conhecido pelos que defendem posturas antidemocráticas, algo que o CASA combate diariamente, honrando sempre aquele que dá nome ao nosso centro acadêmico. Não caiam em fakenews e nem em campanha de difamação. Um bom fim de semestre para todos. Centro Acadêmico Stuart Angel

Com isso, já podemos cravar que a história que aponta para a tal competição é falsa. A UFRJ não está organizando o “1° Campeonato de Punheta ” para estudantes. Trata-se de uma fake news sem lógica que está sendo alimentada por curiosos e grupos políticos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: