Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Tubarão acabou de ser encontrado na praia de Cabo Frio (ou Ilhéus), no Brasil #boato

Tubarão acabou de ser encontrado na praia de Cabo Frio (ou Ilhéus), no Brasil #boato

Boato – Após ser capturado por pescadores na praia de Cabo Frio (ou Ilhéus), no Brasil, tubarão é morto e autoridades encontram restos mortais no estômago do animal.

Férias e verão, geralmente, formam uma boa combinação. E essa mistura, claro, só pede por uma coisa: praia. Nada melhor do que uma areia fofinha e um mar gelado para afastar o calor e renovar as energias.

Mas a ida à praia também exige cuidados e atenção: o uso de protetor solar para evitar queimaduras e ficar atento nos locais para banho, buscando evitar acidentes, como afogamentos ou ataques de animais.

E de acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, infelizmente, um jovem de 18 anos acabou engolido por um tubarão em uma praia do Brasil. Há uma versão que aponta que o caso aconteceu na praia de Cabo Frio (RJ). Outra versão aponta que o caso ocorreu em Ilhéus (BA). Confira:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 1: “A mídia quer esconder mas não podemos nos calar: Tubarão acabou de ser pego na praia do Forte em Cabo Frio. Turistas, tenham cuidado. Por favor, cuidado, evitem a cidade. Prudência. Deus no controle”.

Versão 2: “PEDAÇOS DE TURISTA MINEIRO DESAPARECIDO FOI MORTO POR TUBARÃO! Turista Mineiro de 18 anos que estava desaparecido desdo o último dia 10 de janeiro na praia dos Milionários em Ilhéus, foi encontrado e identificado devido uma tatuagem na perna. Pescadores de Olivença pescaram um tubarão e para surpresa de todos, partes do corpo do jovem se encontrava dentro do mesmo”.

Tubarão acabou de ser encontrado na praia de Cabo Frio (ou Ilhéus), no Brasil?

A informação de que um tubarão foi capturado na costa brasileira e as imagens chocantes do animal deixaram muitos banhistas preocupados. Porém, será que essa história é realmente verdade? A resposta é não e a explicação você confere a seguir!

Vamos lá! Para começo de história, os textos apresentam duas versões do mesmo fato. Em uma, o caso ocorreu em Cabo Frio (RJ), já na outra, o tubarão teria sido capturado em Ilhéus (BA). Isso já é algo suspeito. Além disso, as mensagens seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas, alarmista, não citam fontes confiáveis e usam a frase “a mídia quer esconder”, que é uma forma indireta de se pedir compartilhamentos.

Resolvemos, então, buscar por informações sobre tubarões nas cidades de Cabo Frio e Ilhéus. Descobrimos que dois casos foram registrados em Cabo Frio (RJ), um no ano de 2011 e outro em 2013. Porém, nada que indique uma aparição em 2019. Já em Ilhéus (BA), também encontramos registros em anos anteriores, como o caso do tubarão encontrado morto em uma das praias da cidade, em 2018. Entretanto, também não há registros de casos em 2019.

Realizamos uma nova busca, tentando identificar o suposto turista mineiro desaparecido, mas nada encontramos. E, convenhamos, se um turista tivesse sido devorado por um tubarão, certamente seria notícia em qualquer veículo de comunicação.

Por fim, resolvemos pesquisar as imagens utilizadas para ilustrar a história e descobrimos toda a verdade. Na realidade, as fotos são de 2010 e foram registradas nas Bahamas. Naquele ano, o tubarão que aparece na imagem engoliu um homem de 43 anos que estava nadando no mar, após seu barco parar de funcionar.

Em resumo: a história que diz que um tubarão engoliu um turista mineiro desaparecido e foi capturado na praia de Cabo Frio (ou de Ilhéus) é falsa. Por fim, as fotos usadas nas publicações denunciaram a farsa: as imagens são de um caso que ocorreu nas Bahamas, em 2010. Não compartilhe, é apenas balela!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.