Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Trem carrega tanques e blindados do Exército para o 7 de setembro, mostra vídeo #boato

Trem carrega tanques e blindados do Exército para o 7 de setembro, mostra vídeo #boato

Trem carrega tanques e blindados do Exército para o 7 de setembro, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra trem carregando tanques e veículos do Exército brasileiro para o dia 7 de setembro de 2021. Bolsonaro já está se movimentando.

Faltam cinco dias para as manifestações a favor de Bolsonaro no dia 7 de setembro e, nos grupos de pessoas ligadas ao presidente, ainda há gente incitando um golpe ou apontando com provas falsas que estaríamos na iminência de um golpe. Hoje, vamos falar de mais uma mensagem com este intuito.

Um vídeo de um trem carregando diversos veículos militares (entre eles, blindados e tanques) está sendo compartilhado junto com mensagens que apontam que a filmagem seria recente e que seria do transporte de veículos do Exército Brasileiro para o dia 7 de setembro (e, obviamente, para uma “intervenção militar”). Leia algumas mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: ENQUANTO ESTAMOS DORMINDO, ELES TRABALHAM. Qual será o motivo deste trem com estes tanques de guerra, sera que Bolsonaro pediu pra deixar eles passear ou sera alguma outra coisa. Pode ser que caia maduro Versão 2: Olha olha o trem vem passando espalhando levando também. olha olha o trem carregando as máquinas sim da Nação vai também . olha olha o trem vai levando os tanques espalhando pelo Brasil também. Versão 3: Transporte de blindados do exército brasileiro para o dia 07 de setembro de 2021

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Vídeo mostra trem carregando tanques e blindados do Exército para o 7 de setembro no Brasil?

O vídeo não demorou muito para se espalhar em grupos bolsonaristas na internet. Só que, novamente, a informação que aponta que a filmagem é de uma “mobilização do Exército” para o dia 7 de setembro não passa de uma fake news.

As mensagens já nos deixam muito desconfiados. Elas têm características de fake news como o caráter vago (não diz quando foi feita a filmagem e em que local, por exemplo), tom extremamente alarmista (com o intuito de incitar as pessoas), erros de português e falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que o vídeo é da situação retratada.

Ao buscar por qualquer “grande mobilização” de tanques e blindados do Exército, nada encontramos em fontes confiáveis. Ao buscar pelo vídeo, chegamos à verdade (que nada tem a ver com o 7 de setembro).

Na primeira busca que fizemos, usando a ferramenta de busca do Yandex imagens com o tumbnail de uma das postagens sobre o trem, chegamos à publicação original. Na realidade, o vídeo em questão foi gravado em 2012 no Canadá e o vídeo original tem mais de 1 milhão e 300 mil visualizações. Veja e leia a legenda (traduzida automaticamente):

CN 2235, CN 8803 – Trem Militar Ultra Raro Canadense – Westbound – Lovekin, ON. Raro avistamento de CN 2235 e 8803 movendo uma grande divisão do equipamento de força terrestre das Forças Armadas Canadenses e alguns veículos vazios na direção oeste.

Resumindo: não é verdade que o vídeo que viralizou na internet mostra o Exército Brasileiro carregando tanques para as manifestações do dia 7 de setembro de 2021. O vídeo é de 2012, do Canadá e não há qualquer notícia de mobilização similar em fontes confiáveis.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso