Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo que mostra confusão em praia não é de traficantes expulsando turistas em Itapuã (Bahia)

Vídeo que mostra confusão em praia não é de traficantes expulsando turistas em Itapuã (Bahia)

Traficantes expulsam turistas da praia de Itapuã, na Bahia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Traficantes expulsaram turistas da praia de Itapuã, na Bahia e que vídeo mostrou toda a ação deles. 

  Análise

Um vídeo que foi alvo de checagem em outro dia está voltando a ser apreciado aqui no Boatos.org. Nas imagens, turistas são, aparentemente, expulsos de uma área de uma praia no Brasil.

Junto ao vídeo, estão circulando mensagens que apontam que a ação seria de traficantes e que as pessoas estariam sendo expulsas por traficantes na praia de Itapuã (na Bahia). Leia algumas mensagens que estão circulando online e assista ao vídeo:

Versão 1: Traficantes expulsando turistas na praia de Itapua porque os hotéis e os comerciantes não quiseram pagar a taxa cobrada pelos traficantes na Bahia. Versão 2: Traficantes expulsando turistas, em Itapuã porque os hotéis e os comerciantes não quiseram pagar a taxa cobrada pelos traficantes na Bahia. Nosso país está acabado! 😢😢😢 O PT o transformou em Estado do Narcotrafico!😔😔😔

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: Traficantes expulsando turistas em Itapuã porque os hotéis e os comerciantes não quiseram pagar a taxa cobrada pelos traficantes na Bahia.    Agora aguentem as consequências! Em Cosme de Farias mataram um sr dono de uma distribuidora de gás por se recusar a pagar a tx de segurança, nadinha parecido com Chicago em 1920… É só coincidência … Quando o crime manda na suprema corte, falta mandar mais em quê? O amor venceu, Faz o L.

Checagem

Conforme falamos no início do conteúdo, o mesmo vídeo foi utilizado em outra fake news. Na ocasião, a fake news apontava que a “expulsão” teria ocorrido na praia da Porto de Galinhas (ou Muro Alto), em Ipojuca (PE).

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões. A primeira é se o vídeo mostra traficantes expulsando turistas de Itapuã, na Bahia. A segunda é qual é a origem do vídeo e se ele é de Itapuã. A terceira é se o vídeo mostra traficantes expulsando turistas na praia.

O vídeo mostra traficantes expulsando turistas de Itapuã, na Bahia?

Não. Toda a história já havia sido elucidada na outra checagem do Boatos.org. Assim como não se tratavam de traficantes em Porto de Galinhas, também não se tratavam de traficantes em Itapuã.

Qual é a origem do vídeo e se ele é de Itapuã?

O vídeo é, na realidade, de Muro Alto (que, assim como Porto de Galinhas, também fica na cidade de Ipojuca, em Pernambuco). Ou seja: não é de Itapuã ou mesmo de qualquer cidade da Bahia. Além disso, não é de traficantes.

O vídeo mostra traficantes expulsando turistas na praia?

Conforme mostra esta notícia do site g1, tratou-se de uma briga entre um dono de bar e ambulantes que alugaram cadeiras na praia em questão. Conforme também já falamos, a questão foi resolvida pela polícia.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que esteja circulando na internet seja de traficantes expulsando turistas na praia de Itapuã (na Bahia). O vídeo é de uma cidade de Pernambuco e não tem relação com traficantes.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)