Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Tornado em Recife levanta 15 crianças e 6 adultos hoje de manhã #boato

Tornado em Recife levanta 15 crianças e 6 adultos hoje de manhã #boato

Boato – Tornado que apareceu em praia no Recife hoje de manhã conseguiu levantar 15 crianças e mais 6 adultos do chão.

Depois que o furacão “Catarina” dizimou casas e destruiu cidades causando mais de R$ 1,2 bilhão em prejuízos, os brasileiros começaram a pensar um pouco mais nesse tipo de fenômeno da natureza. No caso do Catarina, a ventania alcançou 180 km, matou ao menos três pessoas e deixou mais de 75 feridas.

Muito comum nos EUA, os tornados são a combinação de ventos que podem ultrapassar os 200 km por hora. E, segundo um vídeo que está circulando nas redes sociais, um novo tornado apareceu em Recife “hoje de manhã”. E fenômeno teria pegado todo mundo desprevenido e fez um estrago no litoral pernambucano. O relato afirma que 15 crianças e 6 adultos foram levantadas pela força do vento que atingiu a praia.

Tornado em Recife levanta 15 crianças e 6 adultos, os próximos meses vão ser de eventos extremos como este !

Um tornado levantou 15 crianças e 6 adultos em Recife hoje de manhã?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O vídeo não deixa dúvidas, houve um tornado e pessoas foram levantadas pelo vento, certo? Na verdade não é bem assim. O que as imagens realmente mostram é uma tromba d’água, uma espécie de tornado, mas que se forma apenas no mar e tem poder de destruição muito menor que os tornados formados em terra. Os ventos de uma tromba d’água não ultrapassam 80 km por hora e esse tipo de fenômeno dura no máximo 20 minutos. Tornados em terra tem ventos que podem alcançar 500km por hora e duram até 15 minutos.

O fenômeno ocorreu, de fato, no litoral pernambucano. Mais exatamente na praia Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife. No entanto, a tromba d’água não aconteceu hoje de manhã. As imagens mostram um fenômeno que ocorreu há mais de dois anos, em março de 2015.

Outra mentira é a que a tromba d’água em questão levantou 15 crianças e 6 adultos. Apesar do vento forte ter arrastado objetos quando atingiu a praia, esta reportagem do Jornal do Commercio mostra que não houve pessoas sendo levantadas. A força do vento acabou arrastando uma criança (apenas uma) e claro, deixou muitos banhistas e vizinhos à beira-mar bastante assustados.

Por fim, vale entender que esses fenômenos também não são fáceis de prever. Existem alertas que os identificam, mas isso ocorre quando já se está formando a tempestade que originará o tornado (em terra ou na água). Portanto, não tem como afirmar como serão os “próximos meses”, muito menos que esses eventos vão de fato acontecer.

Resumindo, não houve um tornado destruidor no Recife hoje de manhã. O que aconteceu na capital pernambucana foi uma tromba d’água (não é a mesma coisa!) e foi em 2015. Ah, e ninguém foi levantado pelo vento também, tudo balela. A praia está liberada.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.