Tonel se rompe e causa vazamento de vinho na vinícola Aurora #boato

Boato – Vídeo mostra momento em que um tonel na vinícola Aurora se rompeu e causou um grande vazamento de vinho.

Não sei como é hoje em dia (isso denuncia a idade), mas houve um tempo em que dois rituais eram obrigatórios em roda de amigos: brindar e dar “um gole para o santo”. E é justamente sobre o “segundo ritual” (quase isso) que vamos falar hoje.

De acordo com mensagens que começaram a circular na internet, a vinícola Aurora (localizada na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul) deu, a contragosto, muitos “goles para o santo”.

As imagens mostram o que seria um vazamento de vinho de uma cisterna da empresa. Nas imagens, funcionários tentam, de todas as formas, estancar a sangria. Leia algumas das versões da mensagens que circularam por aí:

Versão 1: Olha o que aconteceu na vinícola Aurora em Bento Gonçalves no rio grande do sul. Estourou o tonel de vinho agora a tarde. Versão 2: VINÍCOLA AURORA, AGORA HÁ POUCO…

Tonel se rompeu e causou vazamento de vinho na vinícola Aurora?

Muitos riram da situação (que é candidata a virar Videocassetada). Outros lamentaram o desperdício. Só há um detalhe nisso tudo: a história nada tem a ver com a vinícola Aurora e tampouco foi no Brasil. Vamos aos fatos.

De cara, a mensagem já levantou suspeitas. Afinal, ela tem aquela velha e boa “cara de boato”: vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Para ajudar, ao buscar pelo “acidente na vinícola Aurora”, nada encontramos.

Tentamos então ir mais a fundo na pesquisa. Foi aí que descobrimos que o vídeo não foi gravado no Brasil. Vimos versões em inglês e em italiano da mensagem. Ambas são de mais de uma semana (bem antes do vídeo circular no Brasil) e dizem que o caso ocorreu em uma vinícola na região da Sicília, na Itália (algo que, infelizmente, não conseguimos 100% de confirmação).

Já sabíamos que o caso não havia ocorrido no Brasil. Mas o tiro de misericórdia na tese foi dada pela própria vinícola Aurora. Em um texto no Facebook, a empresa negou que havia ocorrido qualquer acidente e ainda tranquilizou os amantes de vinho. Leia:

Desperdício nunca é bom, ainda mais se for de vinho. Por isso, pode ficar tranquilo: o vídeo de um vazamento de vinho não aconteceu na Vinícola Aurora. Eles estão seguros esperando por você! Vinícola Aurora. 

Resumindo; a história que aponta que um tonel de vinho se rompeu e causou um grande vazamento na vinícola Aurora é falsa. Alguém pegou um vídeo aleatório na internet e saiu compartilhando como se fosse do Brasil. Fim.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)