Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não há provas de que ONG vá ganhar 1 real toda vez que imagem for compartilhada no WhatsApp

Não há provas de que ONG vá ganhar 1 real toda vez que imagem for compartilhada no WhatsApp

Toda vez que mensagem for compartilhada, 1 real será doado para ONG de cuidado a animais, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma ONG vai ganhar 1 real toda vez que uma mensagem for compartilhada em redes sociais e WhatsApp.

Análise

Não é de hoje que circulam na internet mensagens que apontam para um “benefício” dado por algumas redes sociais. De acordo com as mensagens, as plataformas doariam “1 real” cada vez que uma imagem (normalmente de crianças doentes) for compartilhada.

Esse enredo (já desmentido no Boatos.org algumas vezes) gerou uma “campanha” que será tratada aqui. Uma ONG tem publicado diversas imagens pedindo doações e com cães junto com mensagens que apontam que toda vez que a imagem for compartilhada, 1 real será doado para ONG. Leia algumas das versões da mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Toda vez que essa publicação for compartilhada e salva, 1 real será doado para a nossa instituição!!!!! ESTAMOS SEM RAÇÃO!!! NOSSO ABRIGO IRÁ FECHAR!! Todos os protetores estão em desespero. As pessoas que ajudavam já não ajudam mais. As postagens dos protetores não geram engajamento. Sem engajamento não recebemos ajuda. Sem ajuda é impossível mantermos tantos animais. Por favor, ADOTEM! Por favor, AJUDEM! Por favor, APADRINHEM!

Checagem

Não demorou muito para a história (talvez pelo pedido de compartilhamento) viralizar na internet. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que a ONG vai ganhar 1 real toda vez que uma imagem for compartilhada? 2) Compartilhar a imagem vai ajudar a ONG de alguma forma? 3) Qual é o risco de mensagens como esta serem compartilhadas?

É verdade que a ONG vai ganhar 1 real toda vez que uma imagem for compartilhada?

Não há nenhum indício disso. Já explicamos algumas vezes que as plataformas de redes sociais não pagam por número de compartilhamentos de uma imagem. O que pode ocorrer é alguma instituição privada prometer este pagamento. Mas não parece ser o caso. Na nossa avaliação, a ONG em questão resolveu fazer um marketing com o pedido para que o pedido de Pix fosse repassado a mais pessoas. Nada mais do que isso.

Compartilhar a imagem vai ajudar a ONG de alguma forma?

Talvez sim. Se a campanha pegar e o Pix da ONG for divulgado, há chances de ela ser mais divulgada e chegarem mais doações. Por outro lado, a mensagem pode causar uma confusão: uma vez que é dito que o “compartilhamento” vai garantir uma doação, as pessoas podem se sentir desmotivadas a realizar o Pix.

Qual é o risco de mensagens como esta serem compartilhadas?

Mesmo que a gente entenda a boa intenção da pessoa em questão, espalhar que pessoas ganham dinheiro por compartilhamento pode dar margem para que outras mensagens (talvez com intenção não tão boa) se espalhem na internet. É o caso da exposição da imagem das crianças doentes.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há comprovação de que a tal ONG vá ganhar 1 real por compartilhamento de mensagem em plataformas. As plataformas não fazem isso e não há comprovação de que uma empresa privada esteja fazendo isso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).