Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra tiroteio no túnel Marcello Alencar, no Rio, ontem #boato

Vídeo mostra tiroteio no túnel Marcello Alencar, no Rio, ontem #boato

Boato – Vídeo mostra tiroteio no túnel Marcello Alencar, perto da cidade do samba, ontem. Rio de Janeiro está um caos.

Nos últimos dias, alguns internautas têm olhado para o túnel Marcello Alencar, na cidade do Rio de Janeiro, com uma atenção especial. Há cerca de duas semanas, falamos de um boato sobre um vazamento que poderia fazer o túnel cair. Hoje, a ameaça que passaria pelo local é outra.

De acordo com um texto que circula online, um tiroteio teria ocorrido “ontem à noite” no local. A mensagem, que circula por WhatsApp e Facebook, é acompanhada por um vídeo que denunciaria a ação dos meliantes. Leia:

Túnel Marcelo Alencar ontem à noite. Esse é o retrato do Rio de Janeiro do descaso. Rio das olimpíadas e das obras super faturadas. Foi instaurado o caos no nosso estado e as autoridades competentes não tem a menor competência para administrar um estado. Olha isso, agora a noite na binário depois do túnel perto da cidade do samba arrastão com vários homens de fuzis!!!

Vídeo mostra tiroteio no túnel Marcello Alencar?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Se a imagem prova a ação de bandidos quer dizer que a história é real, certo? Se você foi uma das muitas pessoas que acreditou nisto, saiba que está errado. A história é um boato. Vamos aos fatos.

De fato, o vídeo é impressionante que “parece cena de filme”. E é quase disto que estamos falando. O que aconteceu foi uma gravação de uma cena para uma obra de ficção (no caso, uma novela). Quem desmentiu a história foi a própria Polícia Militar do Rio de Janeiro, por meio do Twitter (link enviado pelo atento leitor Sylvio Júnior). Leia a postagem:

Informamos que o vídeo que circula nas redes sobre tiroteio no Túnel Marcelo Alencar trata-se de uma cena de ficção.#servireproteger

Se você ouvir com atenção, pode perceber que faltando alguns segundos para terminar a gravação, uma pessoa grita “valeu”. Ela nada mais é do que do diretor da filmagem. De acordo com informações obtidas pela jornalista Roberta Trindade (que oferece informações muito relevantes em relação a casos de violência no Rio), trata-se de uma gravação de uma cena da novela A Força do Querer que ainda não foi ao ar.

Resumindo: a história que aponta que um tiroteio aconteceu no túnel Marcello Alencar “ontem” é falsa. Alguém aproveitou a filmagem de uma obra de ficção e transformou em mais um boato que circula na internet.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de Sylvio Junior e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331