Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Tiradentes não morreu enforcado no dia 21 de abril de 1792 #boato

Tiradentes não morreu enforcado no dia 21 de abril de 1792 #boato

Tiradentes não morreu enforcado no dia 21 de abril de 1792, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A verdade é que Tiradentes não morreu enforcado no dia 21 de abril de 1792. Ele colocou outra pessoa no lugar e fugiu com a sua amante.

O feriado de 21 de abril já passou (apesar de não ter sido feriado para todos) e uma polêmica está persistindo para além da data. De acordo com algumas teses que circulam na internet, a história de Tiradentes não passou de uma farsa.

Agora em 2023, uma tese que apontava que Tiradentes não morreu enforcado tem circulado com força na internet. De acordo com a tese, Joaquim José da Silva Xavier, na realidade, colocou outra pessoa no lugar e viveu mais alguns anos de vida.

“21 de Abril Tiradentes não morreu enforcado…”, diz uma das mensagens que circulam com um vídeo. “21 de Abril Tiradentes Ele não morreu enforcado ! A verdadeira história Acho que fui enganada na escola”, aponta a legenda do vídeo.

Tiradentes não morreu enforcado no dia 21 de abril de 1792?

A tese se espalhou muito por causa, principalmente, do vídeo que está circulando na internet. Porém, a tese “alternativa” que circula na internet é, no mínimo, de menor consenso histórico do que a tradicional, que aponta que Tiradentes morreu enforcado.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Uma das fontes apresentadas no vídeo é de um pesquisador citado nesta matéria da Folha de S.Paulo de 1999. Na mesma matéria, a tese foi classificada por uma renomada especialista de Inconfidência Mineira como que “não faz sentido algum” e como “pouco provável”.

Outra fonte citada é um autor de um suposto livro sobre a vida de Tiradentes. Não achamos nada sobre a tal obra e autor (além de um texto que está circulando online) ou mesmo um comentário sobre a obra além de um mesmo texto reproduzido na internet sobre o tal livro. Vamos convir que se o estudo fosse, de fato, levado a sério, teríamos muito mais do que isso, não?

Ou seja: isso é muito pouco perto do que o conteúdo que está circulando na internet supõe: que a história brasileira é uma farsa. Até que tenhamos mais informações sobre a tese de que Tiradentes não foi enforcado, não é possível tratar a tese em questão como uma verdade absoluta. Tudo não passa de um boato (no mais genuíno sentido) sobre a história do Brasil que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: