Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Tempestade causa pânico no bar Baden Baden em Campos do Jordão (SP) #boato

Tempestade causa pânico no bar Baden Baden em Campos do Jordão (SP) #boato

Boato – Tempestade que aconteceu na Serra da Mantiqueira, no bar Baden Baden de Campos do Jordão (SP), causou pânico em clientes.

Com o início do verão se aproximando e temperaturas médias cada vez mais altas, já podemos dizer que está “aberta” a temporada de tempestades. O clima tropical brasileiro, sempre muito quente, acaba sendo o cenário perfeito para formação de chuvas fortes, que causam estragos enormes e deixam muita gente assustada.

E é justamente isso que um vídeo compartilhado nas redes sociais está mostrando: os “caos total” por causa de uma grande tempestade que ocorreu “esses dias”. O vídeo com duração de 5 minutos, gravado por um homem que supostamente estava no bar Baden Baden em Campos do Jordão (SP), mostra a formação de nuvens carregadas e o pânico das pessoas no bar depois que a tempestade começa.

De acordo com a mensagem compartilhada junto às imagens no Facebook, as cenas mostram “Como ir da zoeira ao desespero em 5 minutos…”. Confira o vídeo e a mensagem que o acompanha também no Youtube: “Campos do Jordão. Serra da Mantiqueira. Restaurante bar Baden Baden. Tempestade Brasil. Recebi em meu WhatsApp. Será verdade? Campos do Jordão. Serra da Mantiqueira”.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Uma tempestade causou pânico no bar Baden Baden em Campos do Jordão (SP)?

Dá para perceber que quem acompanhou de perto a tal tempestade ficou realmente assustado. A correria, os gritos, o barulho da chuva e da ventania refletem o pânico mesmo. Mas isso tudo aconteceu de fato no bar Baden Baden em Campos do Jordão com nuvens que vieram da Serra da Mantiqueira? Não mesmo. Dito isso, vamos aos detalhes.

Para entender essa história, comecemos pelo mais simples: o teor das mensagens. Como é muito comum nos boatos, tanto o texto do Facebook quanto do Youtube são alarmistas, não possuem qualquer informação detalhada (por exemplo, quando ocorreu isso?) e também não mencionam quaisquer fonte (quem gravou?).

Além disso, particularmente falando agora, esta que vos escreve (eu) já esteve no bar Baden Baden em Campos do Jordão. Nada no vídeo se assemelha ao respectivo bar. Para começar o Baden Baden não fica em cima de um morro ou em um terreno alto na cidade. Fica no centrinho histórico de Campos do Jordão cercado pelas serras. Visivelmente, o local gravado no vídeo é no alto, então isso já mostra que as imagens não foram feitas no Baden Baden. Para quem duvida, é só dar uma olhada nas fotos do bar.

Depois dessa, bastou que procurássemos pela origem do vídeo para encontrar que, na verdade, a tempestade mostrada ocorreu no Espírito Santo, não em São Paulo. O vídeo virou notícia por causa do sucesso que fez nas redes sociais e também pela intensidade da tempestade. O fenômeno natural mostrado ocorreu em Vargem Alta, a 130 km de Vitória (capital do estado).

Resumindo, não é verdade que uma tempestade causou pânico no bar Baden Baden em Campos do Jordão. O vídeo que estão compartilhando mostra um fenômeno que aconteceu no Espírito Santo em 27 de outubro. Portanto, a história é #boato, enquanto as imagens são reais. Vale dizer que ninguém ficou ferido no incidente e o homem que gravou “achou” a sua mulher.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.