Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Taurus Spectrum 380 é uma mini pistola utilizada por meninos em assaltos no Brasil #boato

Taurus Spectrum 380 é uma mini pistola utilizada por meninos em assaltos no Brasil #boato

Boato – Atenção! Pistolas coloridas na mão de meninos não são de brinquedo, são as mini pistolas Taurus Spectrum 380.

Não é difícil encontrar nos noticiários casos de crimes cometidos com armas de brinquedo no Brasil. No ano passado, só em São Paulo, a polícia registrou 201 crimes praticados com os chamados simulacros, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Como podemos ver, o uso de armas de brinquedos em crimes não é novidade aqui no país, assim como os boatos sobre o assunto. Dessa vez, circula a informação de que a pistola Taurus Spectrum 380 (que parece de brinquedo, mas não é) está sendo utilizada por meninos em assaltos. A mensagem, que é acompanhada de um vídeo, alerta que as “pistolinhas coloridas na mão de algum menino, não é de brinquedo… é a nova Tauros Spectrum 380”. No vídeo, as imagens mostram um “passo a passo” da utilização da pistola. Leia o que diz as mensagens e assista o vídeo:

*ATENÇÃO!* Se virem esses pistolinhas coloridas na mão de algum menino, não é brinquedo… é a nova Taurus SPECTRUM 380. Em uma situação de assalto, nunca reaja. NÃO PENSEM QUE É DE BRINQUEDO!!!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Taurus Spectrum 380 é uma mini pistola utilizada por meninos em assaltos no Brasil?

É claro que muita gente ficou preocupada com o alerta e compartilhou as informações, mas o que ninguém esperava é que a história não procede. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Antes de começar, vale lembrar que no final do ano passado essa mesma mensagem começou a circular junto com as imagens das pistolas coloridas que, são, de fato, a Taurus Spectrum 380. Mas, na época, a mensagem já falhava em um quesito: a tese de que a pistola poderia estar na mão de “um menino no Brasil”.

Acontece que, além de a pistola não ser comercializada pela Taurus no Brasil, é improvável que um criminoso tente utilizar uma pistola que seja semelhante a um brinquedo para cometer um crime. Afinal de contas, seria muita ingenuidade utilizar uma pistola não convincente, já que poderia motivar uma reação por parte da vítima. Além disso, geralmente, as pistolas utilizadas em crimes são réplicas quase perfeitas, como mostra essa matéria da Band em 2016.

Pois bem, voltando ao boato. Não é verdade que a mini arma do vídeo é uma Taurus Spectrum 380. Na realidade, trata-se de uma 2mm Kolibri, também conhecida como a 2.7mm Kolobri Car Pistol ou 2.7x9mm Kolibri. Por sinal, a pistola não é comercializada no Brasil e, com certeza, a probabilidade de ser vista na mão de um menino em assalto no Brasil é quase nula. Confira no vídeo:

Resumindo: a história que aponta que a Taurus Spectrum 380 é uma mini pistola utilizada por meninos em assaltos no Brasil é falsa. No fim, a história não passa da soma de balela velha e alarmismo. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.