Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Supermercados não serão abastecidos em janeiro de 2023 por causa da greve geral #boato

Supermercados não serão abastecidos em janeiro de 2023 por causa da greve geral #boato

Supermercados não serão abastecidos em janeiro de 2023 por causa da greve geral, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Caminhoneiros estão alertando que os supermercados não serão abastecidos em janeiro de 2023. Motivo é a greve geral contra Lula e a favor da intervenção militar.

Mesmo com o cenário político mostrando que o bolsonarismo enfraqueceu neste 2023, ainda há pessoas mais radicais que acreditam ser possível Lula ser retirado do poder por meio de uma intervenção militar (que configuraria um golpe) e ser substituído pelo antigo presidente Jair Bolsonaro.

Neste sentido, protestos pequenos de grupos radicais estão sendo organizados. Nas redes sociais, estão ganhando uma magnitude que não têm (tanto que já desmentimos fakes sobre “greve dos caminhoneiros” e “greve geral”). Em meio a isso, uma mensagem está viralizando.

Junto com a legenda “ALERTA URGENTE SUPERMERCADOS NÃO SERÁ ABASTECIDOS A Ouçam! Ouçam PREVINAM-SE”, um vídeo de alguns bolsonaristas, entre eles o caminhoneiros Zé Trovão, está circulando junto com a mensagem que aponta que o alerta valeria para janeiro de 2023.

Supermercados não serão abastecidos em janeiro de 2023 por causa da greve geral?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Em grupos de Telegram e WhatsApp, a história circulando e está servindo para acirrar os ânimos de quem ainda acredita em intervenção militar (algo ilegal, inconstitucional e inviável). Só há um detalhe, a história em questão é falsa. Não tem nada de supermercados não serem abastecidos em janeiro de 2023.

Além do histórico da mensagem já começar a deixar a história inverossímil, as mensagens não ajudam muito. Elas têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Ao buscar pelo vídeo em questão, dos supermercados que “não serão abastecidos”, já descobrimos a farsa. Além de não existir qualquer previsão de algo do tipo em janeiro de 2023 (assim como não ocorrerá uma “greve dos caminhoneiros que vai parar o país”), o vídeo sequer é novo.

A fala de Zé Trovão em questão foi dada em setembro de 2021, antes das manifestações que pediam uma intervenção militar na época. Como vocês podem ver, Zé Trovão não conseguiu que os supermercados “parassem” e, ainda por cima, acabou tendo um pedido de prisão decretado por incitar atos antidemocráticos.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que supermercados vão parar em janeiro de 2023 por conta de uma greve dos caminhoneiros. Não há previsão de que isso aconteça e o vídeo em questão é de 2021.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: