Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Há, de fato, um sinal com as mãos que mostra que a pessoa está sob risco, mas conhecimento ainda é restrito

Há, de fato, um sinal com as mãos que mostra que a pessoa está sob risco, mas conhecimento ainda é restrito

Sinal de perigo de vida com as mãos vai salvar sua vida, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Fazer sinal de fechar as mãos significa que você está com a vida em perigo vai salvar você de sequestros. 

  Análise

Tem circulado na internet, principalmente por meio de redes sociais como o TikTok, uma mensagem que aponta para o que seria a salvação de algumas pessoas: um sinal com as mãos para demonstrar que ela está em perigo.

Vimos duas versões da mensagem: uma delas aponta para o que seriam casos no qual o sinal de vida teria salvo pessoas. Outro é uma fala de um policial falando sobre o suposto gesto que poderia salvar vidas. Leia a transcrição e assista a um dos vídeos:

ESTE SINAL COM AS MÃOS EM UMA SITUAÇÃO DE PERIGO PODE SALVAR SUA VIDA. SE VOCÊ ESTIVER EM UMA SITUAÇÃO PERIGOSA, FAÇA ESTE SINAL. QUANDO ESTIVER EM PERIGO FAÇA ESSE SINAL COM AS MÃOS.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Olá, meu amigos, você conhece esse sinal,  que está sendo usado em outros países para alertar situações de perigo. Dá uma olhada nesse vídeo aí. Porque eu falei no início desse vídeo que ele também serve para policiais. 

Suponhamos que uma pessoa que já sabe o significado desse sinal use direcionado para um policial que ainda não sabe é certeza que esse vídeo serve para educar ao policial e educar ao cidadão, considerando que é um sinal novo, discreto. 

Que atinge o objetivo. Se destina, que é mostrar que a pessoa está em perigo, compartilhar esse vídeo aí com seus amigos, com seus familiares, é algo muito. 

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. A primeira delas é, se, de fato, há um sinal com as mãos que, para algumas pessoas, significa perigo. A segunda é se o sinal das mãos que significa perigo vai salvar a sua vida. A terceira é se os casos apresentados no vídeo são reais e se há um caso real relacionado ao gesto.

Há um sinal com as mãos que, para algumas pessoas, significa perigo?

Sim, há. De acordo com este link, o sinal foi apresentado pela Fundação de Mulheres do Canadá em abril de 2020. No mesmo mês, a WFN dos EUA também falou do sinal. A partir daí, algumas campanhas apontavam para o sinal como uma solução discreta para demonstrar que uma mulher está em perigo. O conteúdo também viralizou, principalmente, no TikTok e, mais recentemente, chegou ao Brasil.

O sinal das mãos que significa perigo vai salvar a sua vida?

Apesar da viralização, o sinal não vai, necessariamente, salvar a sua vida (ao contrário do que garante algumas mensagens). Isso vai depender de campanhas de educação para entendimento do sinal (como a que o próprio policial que viralizou fez) e também do uso correto dele.

A comunicação se dá apenas quando temos alguns elementos como um emissor (no caso a vítima), um receptor, um canal de comunicação e, principalmente, o entendimento do código que está sendo repassado.

No momento, a campanha, apesar de viral em redes sociais, é muito incipiente. Para garantir que ela “salve a sua vida” seria preciso, primeiro, a adoção e reconhecimento de que se trata de algo eficiente para alertar sobre risco de vida e, depois, a massificação de como e em quais situações se utilizar o sinal.

Por enquanto, a comunicação direta (como um pedido de socorro na rua) ou subterfúgios como ligar para a polícia “pedindo uma pizza” pode ser mais eficiente. 

Os casos apresentados no vídeo são reais e se há um caso real relacionado ao gesto?

Por se tratar de uma campanha, se tratam de simulações para mostrar como funcionaria o gesto. Na prática, temos um caso relatado de uma pessoa que foi salva por conta do sinal. Tratou-se de uma garota de 16 anos que foi salva após postar um vídeo no TikTok. 

Conclusão

Exagerado 🗣️

É fato que haja um sinal com as mãos que algumas entidades estão tentando implementar como de risco de vida. Porém, o sucesso para que ele “salve a sua vida” vai depender de outros fatores e os exemplos mostrados no vídeo ainda não são reais. Marcamos como “exagerado”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm