Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Secretário general Figueiredo anula pedido de afastamento de Gabriel Monteiro em 2020 #boato

Secretário general Figueiredo anula pedido de afastamento de Gabriel Monteiro em 2020 #boato

Secretário general Figueiredo anula pedido de afastamento de Gabriel Monteiro em 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois de ter o porte de armas perdido e correr risco de ser expulso da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o youtuber e policial Gabriel Monteiro teve pedido de afastamento anulado pelo secretário de Estado de Polícia Militar, general Figueiredo.

No início de março de 2020, um assunto polêmico começou a mobilizar simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro. Depois de gravar um vídeo no qual questionava um ex-comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o policial e youtuber Gabriel Monteiro teve a posse de armas revogada e um pedido de afastamento protocolado.

Em meio a esse quadro, começou a circular na internet uma história que aponta que, apesar de todo o barulho, as coisas parecem estarem melhor para Gabriel Monteiro. Notícias publicadas em sites locais dão conta que o secretário de Estado de Polícia Militar, general Figueiredo, anulou o pedido de afastamento do policial. Leia a mensagem que circula online:

Secretário General Figueredo anula pedido de afastamento de Gabriel Monteiro Depois de ser afastado das ruas e ter seu porte de armas revogado por decisão da própria corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ). o Soldado e Youtuber Gabriel Monteiro, será reintegrado a corporação. A Decisão de seu afastamento será anulada.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A reportagem do Jornal Destaque Baixada procurou o Governo do Estado que respondeu dizendo que o Secretário de Estado de Polícia Militar, General Figueredo, reavaliou a decisão que submeteu o Soldado Gabriel Luiz Monteiro de Oliveira ao Conselho de Revisão Disciplinar (CRD). A anulação do ato será publicada no Boletim da Corporação.[..]

Secretário general Figueiredo anulou pedido de afastamento de Gabriel Monteiro em 2020?

A história se espalhou com muita força na internet a acabou se misturando com notícias que falam do afastamento de Gabriel Monteiro. Mas será mesmo que o secretário da PM anulou o pedido contra o youtuber? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A primeira coisa que resolvemos fazer em relação a esse assunto foi acompanhar a “situação de momento”. Como mostram, por exemplo, essa matéria da Isto É e tuítes do próprio Gabriel Monteiro, o policial continua sem o posse de armas e enfrentando o processo que pede o seu afastamento.

Mas o que aconteceu então? Simples, os links que estão compartilhando como se fossem de 2020 são, na realidade, de 2019. Mais exatamente de agosto de 2019. Na ocasião, a PM do Rio de Janeiro lançou a seguinte nota:

O Secretário de Estado de Polícia Militar, Gen Figueredo, reavaliou a decisão que submeteu o Sd Gabriel Luiz Monteiro de Oliveira ao Conselho de Revisão Disciplinar (CRD). A anulação do ato será publicada no Boletim da Corporação dessa quinta-feira, 29/08.

Resumindo: a notícia que está sendo compartilhada em redes sociais e fala sobre o cancelamento do pedido de afastamento do policial e youtuber Gabriel Monteiro é antiga. Ou seja, nada tem a ver com o processo interno que ele está enfrentando em 2020.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39geJ2p