Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Sara Winter tem prisão preventiva decretada por Alexandre de Moraes #boato

Sara Winter tem prisão preventiva decretada por Alexandre de Moraes #boato

Sara Winter tem prisão preventiva decretada por Alexandre de Moraes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro do STF Alexandre de Moraes acabou de decretar a prisão preventiva de Sara Winter após operação da PF que apura ameaças contra membros do Supremo e fake news.

A Operação da Polícia Federal relativa a investigação de fake news e ameaças a ministros do STF tem dado o que falar. Já estamos conseguindo ver algumas repercussões do assunto em fake news na internet. A última delas aponta para uma suposta ordem de prisão.

De acordo com textos que circulam na web, o ministro do STF Alexandre de Moraes teria decretado a prisão preventiva de Sara Winter, uma das investigadas. Isso teria acontecido depois de uma reação por parte de Sara Winter após ter dispositivos eletrônicos apreendidos na operação. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: Ministro Alexandre de Moraes Determina a PRISÃO PREVENTIVA da Sara Winter, Isso é uma Afronta a Nossa Democracia! Força aí Amiga, Agora é assim mexeu com um dos Nossos Mexeu com TODOS! #SUPREMOÉOPOVO Hora de Cercar o STF Versão 2: A prisão da blogueira sarah winter é um sério golpe na democracia é nas liberdades de expressão é de imprensa. INTERVENÇÃO JÁ! 

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 3: URGENTE: Nícolas de Morais, digo, Alexandre Maduro, acaba de DECRETAR a prisão preventiva de Sara Winter. Ou o povo saí para a batalha, ou ele vai sofrer uma ditadura do judiciário financiado pelo China. AGORA É A HORA!!! Versão 4: Urgente! Alexandre de Moraes acaba de decretar a prisão preventinva de sara Winter

Sara Winter teve prisão preventiva decretada por Alexandre de Moraes?

Muita gente, principalmente pró-Bolsonaro, se indignou com a informação que está circulando na internet. Mas será mesmo que Sara Winter teve a prisão preventiva decretada? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

As mensagens, por si só, já nos deixam desconfiados. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista (muito), com erros de português e não citava fontes confiáveis.

Com as desconfianças, resolvemos buscar mais detalhes a respeito do pedido de prisão preventiva (que, com certeza, seria notícia em toda mídia). Porém, nada encontramos sobre o tal anúncio em fontes confiáveis.

Na realidade, Alexandre de Moraes não teria como “decretar a prisão preventiva” de Sara Winter isoladamente. Como ela não tem foro privilegiado, qualquer pedido de prisão teria que vir de um juiz de 1ª Instância.

O que Alexandre de Moraes fez foi “pedir providências” à Procuradoria-Geral da República em relação às declarações de Sara Winter depois da operação da PF. Vale dizer que isso foi feito há dois e, pelo menos até o momento, não há pedido de prisão decretado (nem por Alexandre de Moraes nem por outro juiz) e nem sabemos que se o caso foi enviado pela PGR à 1ª Instância.

Resumindo: a informação que aponta que Alexandre de Moraes decretou a prisão de Sara Winter é falsa. Nem o ministro do STF pode fazer assim tampouco a ativista teve a prisão decretada (pelo menos até o momento).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp