Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Rio transborda em Manaus e alaga hospital de campanha, mostra vídeo #boato

Rio transborda em Manaus e alaga hospital de campanha, mostra vídeo #boato

Rio transborda em Manaus e atinge hospital de campanha, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que um rio transbordou em Manaus e atingiu um hospital de campanha montado para o combate da Covid-19.

Sem dúvidas, uma das cidades que mais sofreu com a Covid-19 no Brasil foi Manaus. Cenário de duas das mais violentas ondas de infecção da doença, a cidades foi, inclusive, berço para a chamada variante P1. Não bastasse isso, um vídeo que fala de uma tragédia circula na internet.

As imagens mostram o que seria o transbordamento de um rio em Manaus que destruiu um hospital de campanha. Em outras versões, a mensagem aponta que a causa para a enchente foi o rompimento de uma barragem. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Rompeu uma barragem em Manaus hoje a tarde atingiu o hospital de Campanha Versão 2: Misericórdia! Olhem isso que ocorreu em Manaus! Um rio transbordou Deus ajude essas pessoas! Versão 3: BRASIL Misericórdia! Olhem isso que ocorreu em Manaus! Um rio transbordou, levando um hospital de campanha com pacientes dentro Deus ajude essas pessoas!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vídeo mostra rio que transbordou em Manaus e atingiu hospital de campanha?

A história não demorou muito para circular na internet e deixou muita gente comovida. Porém e como um “bom boato”, houve um “aumento de ponto no conto”. As imagens são de Manaus, mas não são de um rio que transbordou, de uma barragem ou de um hospital de campanha. Para chegar à solução do caso, buscamos pelo que havia ocorrido.

Ao buscar por ocorridos em Manaus relacionados à chuva, descobrimos que houve, sim, uma enchente. De acordo com esta matéria do site local BNC Amazonas, um igarapé transbordou na Torquato Tapajós na capital amazonense e invadiu alguns locais.

De acordo com essa matéria do Diário do Nordeste, um dos locais foi esse centro para imigrantes venezuelanos. Dentro da matéria, há justamente o vídeo que está circulando como se fosse de um hospital de campanha. Felizmente, a enxurrada não acarretou em nenhuma vítima fatal no local. Ao todo, cinco pessoas ficaram feridas.

Resumindo: houve enchente, mas não foi de um rio que transbordou (foi um igarapé) e o local atingido não foi um hospital de campanha (foi um centro para imigrantes). Não é preciso nem dizer, também, que não houve rompimento de barragem. Ou seja: tudo não passa de mais um boato que circula na internet e distorce vídeos que, por si só, já seriam, impressionantes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1