Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que Ricardo, autista que faz sucesso em redes, tenha morrido “na sexta-feira”

É falso que Ricardo, autista que faz sucesso em redes, tenha morrido “na sexta-feira”

Ricardo, o autista, morreu nesta sexta-feira, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Ricardo, o autista, rapaz que faz sucesso em redes sociais, morreu na última sexta-feira.

Análise

Nas redes sociais, um rapaz chamado Ricardo tem feito sucesso. Com simpatia, humor e resiliência, ele se tornou um exemplo para muitos. Chamado de “Ricardo, o autista”, ele tem vídeos que fazem sucesso. Só que, no meio disso, uma história triste começou a circular na internet.

Vídeos no TikTok apontam, de forma um tanto quanto genérica, que ele havia falecido. O vídeo tem uma música triste e um dizer bem objetivo: “Luto faleceu neste madrugada da sexta feira o Ricardo”, diz a mensagem que está circulando na internet.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Checagem

Estamos aqui para checar (e tranquilizar) sobre o conteúdo. Isso será feito respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) Quem é Ricardo, o autista? 2) É verdade que Ricardo, o autista, morreu? 3) Há outros fakes circulando sobre ele?

Quem é Ricardo, o autista?

Trata-se de um jovem autista que tem diálogos gravados pela sua mãe Dalva Tabachi. No Instagram, a mãe dela tem mais de 2,5 milhões de seguidores. Os conteúdos geram risos e também são uma lição de vida. A mãe, Dalva, também responde dúvidas sobre o autismo e como cuidar do rapaz. Este conteúdo da página Razões para Acreditar fala mais sobre Ricardo:

É verdade que Ricardo, o autista, morreu?

Felizmente, não. O conteúdo está circulando em páginas maldosas na internet desde o início do mês de maio. Felizmente, de lá pra cá, não só não consta nenhuma notícia sobre a morte dele como também ele já gravou mais vídeos sobre o assunto.

Há outros fakes circulando sobre ele?

Na própria página, Dalva Tabachi também explica outras fakes sobre Ricardo. Ela aponta que ele não tem rede social, não pede Pix para seguidores, que o livro dele só é vendido na Amazon e livrarias, não há loja de produtos do rapaz e que não estão associadas a nenhuma marca. Isso denota que, infelizmente, também estão tentando aplicar golpes em nome do rapaz.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Ricardo, o Autista, tenha morrido. A história que está se espalhando em redes sociais é de uma página do TikTok que não tem nenhuma preocupação com rapaz que tem feito sucesso em redes sociais.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).