Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo não mostra “desfile de reservistas” em setembro de 2023 e não foi gravado neste ano

Vídeo não mostra “desfile de reservistas” em setembro de 2023 e não foi gravado neste ano

Reservistas do Rio de Janeiro fizeram desfile em setembro de 2023 e não reconhecem Lula como presidente, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Reservistas do Rio de Janeiro foram apoiados pela população ao não reconhecer Lula como presidente em desfile de setembro de 2023. 

  Análise

Na esteira do 7 de setembro, está circulando na internet uma série de informações falsas na internet. A última aponta para algo que teria ocorrido no Rio de Janeiro em setembro de 2023 (em alguns casos, é dito que é 7 de setembro. Em outros, é dito que é em 8 de setembro. Há, ainda, versões que apontam para o dia 9 de setembro).

No vídeo, uma série de pessoas marcham no Rio de Janeiro com uma faixa com dizeres “liberdade com luta escravidão com vergonha” e entoam músicas a favor de uma intervenção militar e contra Lula.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Junto ao vídeo, mensagens apontam que seriam “reservistas do Exército” e que o “Rio de Janeiro” não estava reconhecendo Lula como presidente e sim Bolsonaro”. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: Encontrar conteúdo relacionado Rio de Janeiro não reconhece Lula como presidente e sim Bolsonaro LIBERDADE COM LUTA ESCRAVIDÃO COM VERGONHA Os reservista em Ação, Hoje 08/09/23 Versão 2: Central do Brasil hoje 9/9/23… Desfile improvisado dos *”RESERVISTAS”* reuniu uma multidão de pessoas. A mídia não mostra… Esses sim são os militares que honram a farda que vestem até hoje.

@vanivaldo.teixeirAA nossa bandeira 🇧🇷 jamais será 🏮♬ som original – Vanivaldo Teixeira

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo mostra um desfile de reservistas no Rio de Janeiro em setembro de 2023? 2) Se não é de setembro de 2023, de quando que é o vídeo do desfile? 3) O Rio de Janeiro não reconheceu Lula como presidente?

O vídeo mostra um desfile de reservistas no Rio de Janeiro em setembro de 2023?

Não mostra. Não há qualquer registro de vídeos de desfiles de reservistas contra Lula em setembro de 2023 (nem do dia 7 tampouco no dia 8). Os desfiles realizados no Dia da Independência foram organizados pelas Forças Armadas e tiveram caráter cívico. Além disso, já há registros do vídeo na internet.

Se não é de setembro de 2023, de quando que é o vídeo do desfile?

Os registros são do final do ano passado. Na época, bolsonaristas organizavam vigílias em frente a quartéis. Em dezembro daquele ano (vimos registros do dia 18 de dezembro de 2022), manifestantes realizaram um evento de cunho golpista. Pode até ser que militares da reserva estavam no desfile, mas é certo que não se trata de um evento do Exército Brasileiro.

O Rio de Janeiro não reconheceu Lula como presidente?

Também é falsa essa alegação. Primeiro, porque Lula foi reconhecido como presidente pelos Três Poderes e que o resultado das eleições de 2022 foram reconhecidos. Segundo, porque o governador do Rio de Janeiro (apesar de ser de um partido de oposição) reconhece Lula como presidente. Terceiro, porque as manifestações em questão foram reconhecidas como de cunho golpista.

Conclusão

Fake news ❌

Não houve nenhum desfile de reservistas no Rio de Janeiro contra Lula em setembro de 2023. O vídeo em questão é de dezembro de 2022 e não é verdade que o estado reconhece Bolsonaro como presidente real.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm