Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Renac, de Cuba, vai receber 2% da arrecadação com as placas do Mercosul #boato

Renac, de Cuba, vai receber 2% da arrecadação com as placas do Mercosul #boato

Boato – 2% de todo o dinheiro arrecadado com as placas do Mercosul vão para a Renac, Reconstrucción Nacional de Cuba (Reconstrução Nacional de Cuba).

O emplacamento dos veículos brasileiros no “padrão Mercosul”, ideia lá de 2010, passou por mais uma polêmica nos últimos dias. Depois de a obrigatoriedade ter sido suspensa em outubro por causa de um pedido de empresas produtoras de placas, o governo anunciou uma modificação nelas: a retirada da bandeira dos estados e brasão dos municípios.

Todas essas reviravoltas suscitaram uma “informação” em redes sociais. De acordo com postagens no Facebook e no WhatsApp, quem vai se beneficiar das novas placas é a Renac. Renac é o quê? De acordo com a mensagem, é um fundo para Reconstrução Nacional de Cuba (Reconstrucción Nacional de Cuba). Em outras palavras, o dinheiro das placas do Mercosul serviria para financiar o comunismo.

A mensagem ainda é acompanhada de uma foto com uma placa do Mercosul com o singelo símbolo da gloriosa Renac. Leia a mensagem que circula online (viral no Facebook e WhatsApp):

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: RENAC – Reconstrucion Nacional de Cuba – Reconstruir o que? – A Ditadura de um Filho de uma Puta, #diganãoplacamercosul e deixe o Presidente Miguel Díaz-Canel na falência, solicitamos a equipe do nosso Presidente Jair Bolsonaro, apure esta informação e caso isto proceda intervenha nesta sacanagem com o povo Brasileiro, financiar este safado com dinheiro do nosso bolso, é uma das maiores canalhice que o PT pode ter armado, como são todos bandidos, tudo pode acontecer, então, queremos esclarecimento sobre isto e se há veracidade nisto

Repudiamos participar das patifarias do governo escravocrata de CUBA, somos solidarios ao povo cubano, mais o regime de governo cubano na pessoa do seu Presidente rogamos a deus que todos vão para o inferno bem rápido, para libertar aqueles que não conhecem o que é ser liberto, ter livre arbitrio para conduzir suas vidas como melhor lhes convir.

Versão 2: ATENÇÃO PARA ESSE AVISO! Você sabia que 2% de toda arrecadação do veiculo do Mercosul será destinado para a RENAC, você sabe o que é a RENAC ? Não sabe e sabe por que não sabe ? Por que tudo que os Comunistas fazem faz nas sombras e você VOTA e os apoia sem COBRAR ou QUESTIONAR. RENAC é Reconstrucción Nacional de Cuba.

Renac, de Cuba, vai receber 2% da arrecadação com as placas do Mercosul?

O que não faltou foi gente “apavorando” nos comentários. Mas será mesmo que a história que aponta que parte do orçamento das placas do Mercosul vai para Cuba é real? A resposta é não.

Ao nos deparar com a mensagem, já ficamos com dois pés atrás. O primeiro ponto é a lógica da informação. Seguindo o raciocínio de redução ao absurdo (reductio ad absurdum), vamos fazer alguns questionamentos (já com a resposta para auxiliá-los). 1) Cuba faz parte do Mercosul? Não. 2) Todos os governos de países do Mercosul são de esquerda ou comunistas? Não. 3) Porque haveria o tal fundo para Cuba? Não vejo motivo.

Com base nisso, fomos analisar a mensagem. Como um bom boato, as duas versões apresentadas acima são vagas, alarmistas, com erros de português, não citam fontes confiáveis e têm pedido de compartilhamento. De quebra, uma das versões (a mãe) nasceu de um perfil no Facebook (de um intervencionista) que sempre publica fake news do tipo “dona Marisa está viva” ou “teremos intervenção militar”.

Ao buscar sobre o conteúdo em fontes confiáveis, nada encontramos. Não há um site de notícias ou órgão oficial que endosse a tal informação de fundo de placas que “vai para a reconstrução de Cuba”. Mais do que isso, ao buscarmos pela Renac, nada encontramos relacionado ao país.

A Agência Lupa, em sua checagem sobre o assunto, apontou que há diversas organizações com o nome de Renac (como uma empresa de crédito do Brasil), mas nenhuma relacionada a Cuba ou o Mercosul.

Por fim, a cereja do bolo. A foto que mostra uma placa com o “Renac” foi fruto de uma montagem. Como é possível ver logo abaixo, não há nenhuma referência ao órgão de Reconstrução Nacional de Cuba.

Resumindo: a história que aponta que 2% dos fundos advindos da venda das placas do Mercosul vão para a Renac (Reconstrução Nacional de Cuba) é falsa. Novamente, estamos diante de mais uma fake news da categoria “vai pra Cuba”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.