Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Rato é encontrado em pizza na Confeitaria Colombo (ou Padaria Requinte), no Brasil #boato

Rato é encontrado em pizza na Confeitaria Colombo (ou Padaria Requinte), no Brasil #boato

Rato é encontrado em pizza na Confeitaria Colombo (ou Padaria Requinte), no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento em que rato está passeando em pizzas que estão no balcão de um estabelecimento no Brasil. Caso aconteceu na Confeitaria Colombo (no Rio de Janeiro) ou na Padaria Requinte (em São Paulo).

Desde que criamos o Boatos.org, lá em 2013, já convivemos com muitas informações falsas que apontavam para “coisas estranhas” em alimentos. Em alguns casos, já falamos, inclusive, de ratos em alimentos. Na história de hoje vamos falar de um vídeo real, mas com uma descrição errada nele.

Um vídeo um tanto quanto nojento de um rato caminhando e provando pizzas que estavam no balcão de um estabelecimento viralizaram na internet. Como a narração do vídeo foi feita por um brasileiro, muita gente começou a apontar que o caso teria ocorrido no nosso país.

Não demorou muito para mensagens começarem a aparecer “denunciando” quais seriam os locais. Nas versões que vimos online, achamos dois: a tradicional Confeitaria Colombo (no Centro do Rio de Janeiro) e a padaria Requinte (no bairro da Penha em São Paulo).

Rato é encontrado em pizza na Confeitaria Colombo (ou Padaria Requinte), no Brasil?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É claro que as imagens são nojentas e nos fazem pensar duas vezes antes de comprar alimentos expostos em vitrines. Só há um detalhe nisso: o vídeo em questão não foi gravado no Brasil. Vamos aos fatos.

Ao olhar o vídeo, já ficamos um tanto quanto desconfiados da veracidade. Para além da postagem em si (algumas só colocavam o nome do local e jogavam o vídeo sem mais detalhes) e do histórico de notícias falsas relacionadas ao assunto, a um detalhe na cena que nos intrigou.

Se quem assistiu ao vídeo prestou atenção nos detalhes da imagem vai perceber que o preço dos produtos estão em euros. Isso já enfraquece a tese de que o vídeo teria sido feito no Brasil. Ao procurar por respostas da Padaria Requinte e Confeitaria Colombo, descobrimos desmentidos em relação ao vídeo. Leia o que escreveram os responsáveis pelo estabelecimento em redes sociais:

Confeitaria Colombo: Comunicado Informamos que o vídeo que está circulando por Whatsapp com um rato na vitrine de um estabelecimento não é na Confeitaria Colombo Centro, conforme sugere a mensagem. A Confeitaria Colombo atende todas as normas sanitárias exigidas pela agência reguladora. Somos uma empresa que há 125 anos atende todos os clientes com o cuidado exigido em relação à segurança alimentar e qualidade dos seus produtos. Com o mínimo de atenção, é possível ver que os preços encontram-se em euros, só para citar uma das formas de perceber que trata-se de uma fake news. Inclusive, o mesmo vídeo está circulando sendo atribuído a estabelecimentos de São Paulo. O departamento jurídico da Confeitaria Colombo já está tomando as providências para abrir investigação sobre a origem do crime.

Padaria Requinte: FAKE NEWS Recebemos diversos telefonemas de clientes dizendo que tinham recebido uma mensagem de Whatsapp com um vídeo da nossa padaria. Não sabemos qual foi o intuito de divulgar em redes sociais um vídeo de ratos comendo uma pizza em um balcão e dizer que foi na REQUINTE. ISSO É FAKE NEWS!!! E fica mais evidente quando prestamos atenção nas etiquetas que não são no nosso padrão e ESTÃO EM EUROS. Por favor nos ajude divulgando isso para seus amigos e conhecidos. Muito obrigado pela parceria e confiança

Já vimos que o caso não ocorreu em nenhum dos locais citados. Pois bem: para enterrar de vez o fake, a pessoa que gravou o vídeo resolveu se pronunciar a respeito do assunto. Além de desmentir que a filmagem dos ratos na pizza havia sido feita no Brasil, ele destacou qual era o local. O vídeo foi feito em Paris. Confira o depoimento:

 

Ver essa foto no Instagram

 

#correntedobem

Uma publicação compartilhada por Requinte Pra Você (@requinte) em

Resumindo: a história que aponta que um rato foi encontrado vagando em pizzas no Brasil é falsa. O vídeo é real, mas a filmagem foi feita em Paris e não por aqui.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2GFiHVj