Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Proibição do jogo de xadrez está sendo estudada no Brasil #boato

Proibição do jogo de xadrez está sendo estudada no Brasil #boato

Proibição do jogo de xadrez está sendo estudada no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por ser um jogo racista, que influencia o capitalismo, que maltrata animais e machista, o xadrez deve ser proibido no Brasil.

Não é de hoje que há pessoas que atacam o que chamam de “politicamente correto” para, na teoria, terem liberdade de expressar ideias ofensivas sem sofrer represálias. Com a internet, isso tem sido cada vez mais difícil. O caso envolvendo o jogador de vôlei Maurício Souza é a prova disso. E, neste sentido, um texto está circulando entre os “politicamente incorretos”.

De acordo com a mensagem, o jogo de xadrez pode ser proibido no Brasil. O texto aponta que os motivos seriam a “possibilidade” de o jogo ser racista, tentam impor a lógica do capitalismo, ferir o direito dos animais e ser machista. Leia o texto que circula online:

Está sendo estudada a proibição do Xadrez, por se tratar de um jogo “racista”: as brancas contra as pretas, onde também as brancas jogam primeiro. Existem peões que são sacrificados, típicos do capitalismo; há também um sério “abuso animal” ao brincar com Cavalos em movimentos rígidos, sempre em L; e Bispos a “serviço” de uma Monarquia.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Como se tudo isso não bastasse, nos deparamos com uma ação deliberada do Machismo e do Patriarcado, já que a Rainha é quem mais tem que trabalhar no jogo, em benefício de um Rei que mal se move. Estamos estudando seriamente um jogo mais “inclusivo”! Sem falar na situação da Rainha que pode ser comida por qualquer um , incluindo o Bispo.

Proibição do jogo de xadrez está sendo estudada no Brasil?

Não sabemos se por causa do tom jocoso ou se porque teve gente que acreditou (nossa tese é fortalecida por causa de discussões reais nos comentários das postagens), mas o fato é que a “notícia” circulou com muita força em redes sociais. Não deveria. Falamos isso porque a informação sobre “proibição do xadrez” é falsa.

Neste caso, não tem muito o que falar. O primeiro e mais óbvio ponto que derruba a tese está no próprio tom do texto. Trata-se de uma interpretação totalmente enviesada do que pode ser considerado racismo, capitalismo, maus tratos a animais (movimentos rígidos em cavalos???) e feminismo. Nem entre grupos de defesas a essas minorias, as tais acusações colariam.

Mesmo sem muita lógica na informação, fomos buscar pela tal medida. Como era de se imaginar, nada encontramos em fontes confiáveis. Descobrimos que, na realidade, o texto não passa de uma ilação publicada em grupos reacionários para tentar justificar algumas falas “politicamente incorretas” (como dizem) que estão sendo execradas publicamente. Fora o que foi apresentado, não há nada.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que estão querendo proibir o jogo de xadrez no Brasil. O texto que circula online é uma ironia (devidamente não entendida por alguns) criadas por grupos reacionários que estão “chateados” com reações e comentários racistas, homofóbicos e afins.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso