Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Professor da UFBA faz protesto nu em meio a alunos #boato

Professor da UFBA faz protesto nu em meio a alunos #boato

Professor da UFBA fez protesto nu em meio a alunos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra protesto LBGT de um professor da UFBA. Ele fez a manifestação nu entre alunos da instituição.

Em alguns casos, alguns boatos na internet são criados a partir de informações verdadeiras. É o caso da história de hoje, que aponta para um protesto curioso voltado ao público LGBT.

Nas imagens que circulam online, um homem sem roupa desfila entre supostos alunos da instituição sob aplausos. Junto ao vídeo, há a descrição, em alguns casos que o protesto havia ocorrido na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Leia a mensagens que circula online junto ao vídeo (que não será exibido aqui):

Versão 1: Que marmota é essa produção? -Professor  da Universidade Federal da Bahia UFBA andando NU, no meio dos alunos. Agora me diz:Qual é a finalidade dessa palhaçada?? Versão 2: Pois é… Pois é… PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA, ANDANDO PELADO NO MEIO DOS ALUNOS.  Não sei o que é mais frustrante, se esse sujeito fazer isso ou ouvir os aplausos no final!

Professor da UFBA fez protesto nu em meio a alunos?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

É claro que o vídeo viralizou com todas as forças na internet. Só há um “detalhezinho” errado na história. Ele não foi gravado na UFBA e não é de um professor da instituição.

A mensagem não ajuda muito. Ela tem algumas características de boatos online como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem o local da suposta manifestação.

Foi ao buscar pelo assunto que chegamos à realidade. Na realidade, o vídeo surgiu na internet como de um protesto na URCA (Universidade Regional do Cariri). Ao buscar por notícias sobre o assunto, achamos o conteúdo em algumas fontes confiáveis. O local, de fato, se assemelha com este, do Centro de Artes da instituição.

Não vamos entrar no mérito do protesto em si, mas podemos cravar: uma vez que já sabemos do local correto, podemos cravar que a versão que aponta que a manifestação ocorreu na UFBA é falsa.

Resumindo: não procede a informação que aponta que um protesto de um professor sem roupa ocorreu na Universidade Federal da Bahia. Protesto foi realizado em outra instituição.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: