Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Presidente da Mercedes-Benz diz que Brasil será a maior economia do mundo e que já vendeu a produção até 2021 #boato

Presidente da Mercedes-Benz diz que Brasil será a maior economia do mundo e que já vendeu a produção até 2021 #boato

Presidente da Mercedes-Benz diz que Brasil será a maior economia do mundo e que já vendeu a produção até 2021, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Áudio relata que o presidente da Mercedes-Benz falou, durante palestra na Acij, em Joinville (SC), que o Brasil será a maior economia do mundo e que já vendeu toda a produção de caminhões por causa de Bolsonaro.

Existem diversas formas de se classificar os boatos. Uma delas está na verossimilhança das fake news. Se fossemos colocar um “nível” na história de hoje seria “de forçar a amizade”. E como “boa história” desse naipe, surgiu por meio de um áudio no WhatsApp.

De acordo com uma mensagem que viralizou no aplicativo, o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, deu informações empolgantes sobre o governo de Jair Bolsonaro. Ele afirmou que, além de já ter vendido toda a produção até “março ou maio de 2021”, o Brasil vai se tornar a maior economia do mundo (China pra quê, né?).

O áudio foi acompanhado pela seguinte mensagem (ela, inclusive, será o mote de outra fake news): “Isso aconteceu na Acij em Joinville, a Acij = Associação Comercial e Industrial de Joinville, o Martinelli é o presidente, o Owande é um dos donos da Shultz daqui de Joinville, e fornecedora de autopeças para a Mercedes”. Leia a transcrição do áudio:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Bom dia senhores. Eu estive ontem em Joinville para uma longa reunião no grupo Martinelli. Me deram um feedback sobre essa palestra dada pelo presidente da Mercedes-Benz do Brasil. Que ele foi para Joinville a convite da Schulz, levado pelo seu presidente. As notícias dadas pelo presidente da Mercedes-Benz. É de arrepiar a gente.

Para começar a Mercedes-Benz até Março ou Maio de 2021 já está com toda a sua produção vendida. O presidente disse hoje se algum transportador quiser comprar mais 10 caminhões novos da Mercedes, só a partir de maio de 2021 poderemos aceitar o pedido.

Ele falou o seguinte o que está acontecendo no Brasil é a pontinha do iceberg. Diz que a Europa toda está prevendo o Brasil se tornar a maior economia do mundo em pouquíssimo tempo. Diz que vai explodir a economia brasileira para as ações que vem sendo tomadas pelo presidente Bolsonaro com essa nova medida mais Brasil diz que essa é a pá de cal para desimpedir a economia brasileira.

Então eu quero dizer o seguinte, gente: Brasil tá no caminho certo. Precisamos apoiar cada vez mais o nosso presidente e exigir e apertar, cobrar, duramente do nosso Congresso que siga religiosamente com as ações propostas pelo ministro Paulo Guedes para que esse país se torne realmente uma grande economia.

Por que as forças contrárias para que a gente volte no pesadelo do passado ela é muito grande, então gente ,como a mídia brasileira comunista não divulga as coisas boas , vamos nós fazer nossa parte obrigado um abraço a todos

Presidente da Mercedes-Benz diz que Brasil será a maior economia do mundo e que já vendeu a produção até 2021?

O que não faltou foi gente compartilhando o tal áudio. Mas será mesmo que o presidente da Mercedes-Benz disse, dentre outras coisas, que o Brasil será a maior economia do mundo e que a empresa já vendeu toda a produção até 2021? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, a mensagem já denuncia o fake. Na parte textual, ela “erra o nome” dos personagens (onde está Owande, deveria estar Ovandi) e das empresas (não Schultz e sim Schulz). Na parte do áudio, o sujeito sequer “se decide” qual é o mês da “produção garantida” (março ou maio) e não há identificação de quem está falando.

Para além disso, ambos (mensagem e áudio) têm características de notícias falsas. São vagas, alarmistas, com erros de português, pedido de compartilhamento e não citam fontes confiáveis (aliás, não citam fonte alguma).

De cara, percebemos que a voz da pessoa do áudio não é do presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, do presidente da Acij, João Martinelli, ou do presidente da Schulz, Ovandi Rosenstock. Os sotaques são diferentes.

Para além disso, resolvemos buscar por mais detalhes a respeito da fala de Philipp Schiemer em Joinville. Achamos alguns relatos como, essa matéria da NSC, essa de uma revista de Joinville e uma da própria Acij.

As matérias falam, principalmente, de um investimento que a Mercedes-Benz fará no Brasil e no modelo que começará a ser vendido em 2020, o caminhão Actros. Opa! Aí já derrubamos a primeira tese: a de que a “produção está toda vendida até 2021. Afinal, como dizem as matérias, em 2020 teremos caminhão a venda.

A segunda tese cai por terra também com as matérias citadas. Falar que o Brasil vai se tornar a maior economia do mundo por causa de Bolsonaro é algo tão inusitado (no sentido de falta de noção uma vez que nem o mais otimista economista prevê que o Brasil vai ter o maior PIB do mundo nos próximos anos) que é difícil acreditar que uma pessoa do porte de um presidente de uma multinacional possa se arriscar a falar isso.

Se o presidente da Mercedes-Benz tivesse falado isso, a declaração teria sido citada nas notícias sobre a palestra (na minha opinião, viraria o título). Porém, não há uma palavra sobre a tal declaração nas matérias que falam da palestra.

Resumindo: a história que fala que o presidente da Mercedes-Benz disse que tem toda a produção vendida e que o Brasil vai se tornar a maior economia do mundo é falsa. Não há qualquer relato que o presidente da empresa tenha dado a declaração (das mais sem noção) durante a palestra em Joinville.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/32o6L2N