Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo de Prefeitura da Bahia limpando ruas após enchente não foi gravado no Brasil

Vídeo de Prefeitura da Bahia limpando ruas após enchente não foi gravado no Brasil

Prefeitura da Bahia retira água da chuva lentamente com baldes após enchente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após enchente, funcionários da Prefeitura da Bahia não se esforçaram para retirar rapidamente água de enchente das ruas

Análise

O início do outono no Brasil começou com fortes chuvas em diversas regiões. O estado do Espírito Santo é um dos mais atingidos pelos temporais e enchentes. Nos últimos dias, uma grávida chegou a sair de sua casa, invadida pelas águas, dentro de uma geladeira.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o estado da Bahia também estaria passando por apuros. Segundo uma publicação, após enfrentar fortes chuvas e enchentes, a “Prefeitura da Bahia” estaria fazendo corpo mole para retirar a água que permaneceu nas ruas. Ainda segundo a história, um vídeo mostraria os funcionários da “Prefeitura de Bahia” retirando a água da enchente com pás e baldes. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

“Chuvas fortes na Bahia e a Prefeitura agindo rápido para desobstruir as vias públicas.  Se não tivesse o filme e me falassem não iria acreditar né Realmente, esta maneira de escoar a água, somente na Bahia”.

A história se espalhou rapidamente pelas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muitas pessoas indignadas com a situação. Apesar disso, a publicação apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, investigamos um pouco mais essa história e agora vamos te contar, em três etapas, os motivos para não acreditar nela: 1) O vídeo das pessoas retirando água da chuva é da Bahia? 2) De onde é o vídeo atribuído à “prefeitura da Bahia”? 3) Houve algum caso parecido no Brasil?

Checagem

O vídeo das pessoas retirando água da chuva é da Bahia?

Não. Para começo de história, ao contrário do que aponta a história, o estado da Bahia não está enfrentando fortes chuvas e enchentes. Além disso, o vídeo usado nas publicações não é recente e já circulou em diversas outras histórias.

De onde é o vídeo atribuído à “prefeitura da Bahia”?

Antes de tudo, precisamos dizer que a “Prefeitura da Bahia” não existe. A Bahia é um estado e prefeituras coordenam cidades. Se você olhar bem para o vídeo, vai perceber que a rua não se trata de uma rua pública, onde pessoas e veículos circulam. O que parece é que a rua, na verdade, seja uma zona portuária ou uma fábrica. Ao pesquisar sobre o vídeo, descobrimos que as imagens já circularam na África do Sul, em novembro de 2023, em forma de piada. Foi aí que procuramos um pouco mais e chegamos a um lugar. A empresa que aparece no vídeo parece ser a Universal Cargo and Container Carriers, localizada na cidade de Durban, na África do Sul.

A partir daí, chegamos a uma notícia do site Independent Online (IOL), página de informações da África do Sul. De acordo com o site, a empresa Transnet, responsável pelo Porto de Durban, emitiu um comunicado sobre o assunto, no dia 13 de novembro de 2023. O comunicado apontava que o vídeo foi gravado dias antes, após fortes chuvas atingirem a província de KwaZulu-Natal, onde fica a cidade de Durban. Desde 2016, a província tem sido atingida por fortes chuvas e enchentes ao longo do ano. De acordo com a Transnet, uma empresa que atua no terminal portuário pediu para que seus funcionários retirassem a água do local daquela maneira, mas afirmou que se tratava de uma medida temporária. Na nota, a Transnet condenou o método utilizado e afirmou que realizaria obras de reparo para evitar que a água se acumule no local.

Houve algum caso parecido no Brasil?

Procuramos, mas não encontramos nada parecido no Brasil. Os problemas com chuvas no Brasil são outros, como enchentes em cidades, deslizamentos etc.

Conclusão

Fake news ❌

Vídeo que supostamente mostra funcionários da Prefeitura da Bahia tirando água da enchente com pás não tem nada a ver com o Brasil. Na realidade, o vídeo foi gravado em novembro de 2023, no Porto de Durban, na África do Sul, após a cidade ter sido atingida por fortes chuvas. Na época, a empresa responsável pela administração do Porto, a Transnet, informou que entrou em contato com a empresa responsável pelos funcionários e ela informou que se tratava de uma medida temporária.

Na mesma nota, a Transnet afirmou que iria realizar reparos no Porto para evitar o acúmulo de água no local e que não compactuava com a medida provisória adotada pela empresa. Por fim, não encontramos indícios de enchentes no estado da Bahia recentemente e nem precisamos dizer que a Prefeitura da Bahia não existe, não é mesmo?

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).