Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Policial militar fardado é assaltado no Brasil, mostra vídeo #boato

Policial militar fardado é assaltado no Brasil, mostra vídeo #boato

Policial militar fardado é assaltado no Brasil, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento exato em que grupo aborda e assalta um policial militar fardado, que perde até a própria arma.

Acontecimentos recentes no Brasil acenderam o sinal de preocupação em relação à segurança no país. Exemplo disso é a chacina em um bar de Sinop (MT), no dia 21 de fevereiro de 2023, após uma partida de sinuca, que deixou 7 pessoas mortas (inclusive, uma criança).

A situação trouxe novamente para o debate o assunto do controle ao acesso de armas no Brasil. Isso porque, um dos criminosos possuía licença de colecionador e praticante de tiro esportivo ou caça (CAC) e exibia suas armas nas redes sociais.

E em meio à discussão da segurança, uma história curiosa começou a circular na internet. De acordo com a publicação, um vídeo mostraria o momento exato em que um policial militar fardado teria sido abordado por um grupo de homens e assaltado logo em seguida. Ainda segundo as imagens, o grupo teria levado até a arma do policial militar. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Quando vemos até um policial fardado sendo assaltado,vemos que essa política de segurança pública é uma vergonha! E o pior é saber que esse governo ainda quer desarmar o cidadão de bem,impedindo de poder se defender dos bandidos!”. Versão 2: “Policia Militar fardado sendo assaltado. Bem vindo ao no Brasil na gestão luladrão”. Versão 3: “Policial fardado é assaltado, isso é o começo do fim, ser humilhado e  agradecer por ter tido sua vida poupada!”.

Policial militar fardado é assaltado no Brasil, mostra vídeo?

A informação bombou nas redes sociais, em especial, no Twitter e causou um verdadeiro burburinho na internet. Entretanto, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e da origem do vídeo.

Ao se deparar com a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Ao procurar pelo assunto na internet, descobrimos que as imagens não têm nada a ver com a história de hoje. Na realidade, o vídeo foi gravado no dia 27 de fevereiro de 2023, em Pernambuco. De acordo com uma página local, o homem que aparece no vídeo é segurança de um supermercado e não policial militar. Em nota, o Sindicato dos Empregados Vigilantes do Estado de Pernambuco informou que a área onde o caso ocorreu é bastante grande, vulnerável e não tem suporte.

Por fim, a história de hoje, no fundo, apenas usa o caso para criticar politicamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou pedir por uma nova flexibilização no controle ao acesso de armas.

Em resumo: a história que diz que um policial militar fardado foi assaltado no Brasil e teve a arma roubada é falsa! O caso ocorreu em Pernambuco, na noite do dia 27 de fevereiro de 2023 e não tem nada a ver com um policial militar. Na realidade, o homem que aparece no vídeo é vigilante de um supermercado. Na oportunidade, o Sindicato dos Empregados Vigilantes do Estado de Pernambuco informou que o local onde o assalto ocorreu é extenso, vulnerável e não tem suporte. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: