Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que bandidos foram mortos por policiais em Chapadão do Céu (Goiás)

É falso que bandidos foram mortos por policiais em Chapadão do Céu (Goiás)

Polícia de Chapadão do Céu (Goiás) matou bandidos que foram assaltar um banco, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Graças a ação do governador Ronaldo Caiado, a polícia de Chapadão do Céu (Goiás) matou todos bandidos que foram assaltar um banco.

Análise

Tem circulado na internet um vídeo que aponta para o que seria uma “atitude” do governador de Goiás Ronaldo Caiado. No vídeo, policiais realizam uma ação em uma via de uma cidade (aparentemente) pequena.

Junto ao vídeo, é dito que as imagens foram feitas na cidade de Chapadão do Céu (Goiás) e que os policiais em questão (a mando do governador) mataram todos os homens que tentaram assaltar uma agência do Banco do Brasil. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Chapadão do Céu, região do Agro em Goiás quase divisa com MS. Polícia vai pra cima e não sobra ninguém (repare no canteiro central em frente a agencia do Banco do Brasil). O governador CAIADO avisou: em Goiás o bandido muda de profissão ou muda de Estado!

Checagem

O vídeo está sendo compartilhado com muita força na internet. Por isso mesmo que vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que policiais mataram bandidos que tentaram assaltar uma agência do Banco do Brasil em Chapadão do Sul? 2) Qual é o contexto do vídeo gravado na cidade de Chapadão do Sul (Goiás)? 3) Houve algum episódio parecido em que a polícia de Goiás agiu a “mando de Ronaldo Caiado”?

É verdade que policiais mataram bandidos que tentaram assaltar uma agência do Banco do Brasil em Chapadão do Sul?

Não. Para começar, não há qualquer ocorrido recente de assaltos na cidade de Chapadão do Sul (em Goiás). Se houvesse algum tipo de ocorrência no local, viraria notícia rapidamente. Além disso, as imagens não têm nada a ver com “assalto real”.

Qual é o contexto do vídeo gravado na cidade de Chapadão do Sul (Goiás)?

O vídeo é de um treinamento de forças de segurança que foi realizado na cidade em questão. A própria prefeitura de Chapadão de Goiás tem o evento citado no site oficial. Participaram do treinamento, Polícia Militar, Polícia Civil, PRF, Instituto Geral de Perícias, Bombeiros e policiais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Houve algum episódio parecido em que a polícia de Goiás agiu a “mando de Ronaldo Caiado”?

Houve, sim, episódios de assaltos. O chamado Novo Cangaço agiu algumas vezes para realizar o assalto na cidade. Essa matéria do Correio Braziliense do ano passado mostra como bandidos tentam se instalar no estado. 

Em alguns casos, a polícia do estado obteve êxito em confrontos. Mas é ilação dizer que foi tudo a “mando de Ronaldo Caiado”.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está viralizando na internet nada tem a ver com um assalto real ou ação da polícia. Trata-se de um vídeo de um treinamento de forças de segurança que ocorreu, de fato, em Chapadão do Sul.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).