Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Golpistas usam falsa intimação da Polícia Civil com QR Code para roubar dados

Golpistas usam falsa intimação da Polícia Civil com QR Code para roubar dados

Polícia Civil enviou intimação eletrônica com QR Code para o seu e-mail, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – A Polícia Civil está enviando uma intimação eletrônica por QR Code para as pessoas acessarem.

Análise

Por mais que algumas fake news estejam se utilizando de ferramentas sofisticadas, há algumas desinformações que se espalham da forma mais, por assim dizer, eletronicamente arcaica.

Têm sido enviados diversos e-mails com um QR Code que fariam parte de uma intimação da Polícia Civil. No e-mail é dito que “mais informações” teriam que ser acessadas pela tal intimação. Leia o conteúdo do suposto documento:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

POLKIA CIVIL INTIMAÇÃO ELETRÔNICA. NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL PEDIDO DE EXPLICAÇÕES. Número do Processo: 024687417-31.2023.9.16.0147 Classe Judicial: CRIMINAL Órgão: POLICIA CIVIL Data de Autuação: 25/09/2022 Tipo de Distribuição: Intimação Assunto: Aviso Prévio LEIA O QRCODE a Baixo para Visualizar o Processo SCAN QR Atenciosamente, Tribunal Eletrônico.

Checagem

De cara, a reação de quem recebe uma intimação destas é de susto. Se você você uma dessas pessoas que se assustou, pode ficar tranquilo. Para elucidar o caso, vamos responder às seguintes questões para você: 1) É verdade que a Polícia Civil está enviando uma intimação eletrônica por e-mail com QR Code? 2) Quais são as formas que são enviadas as intimações da Polícia Civil? 3) O que acontece se você acessar o link que está no QR Code?

 É verdade que a Polícia Civil está enviando uma intimação eletrônica por e-mail com QR Code?

Não é verdade. Na realidade, trata-se de um golpe e a própria Polícia Civil (no caso de Santa Catarina) lançou um alerta público em relação à falsa intimação. Leia nota:

ALERTA DE FRAUDE: INTIMAÇÃO FALSA DA POLÍCIA CIVIL A Polícia Civil de Santa Catarina alerta a população sobre uma nova tentativa de phishing envolvendo intimações falsas. Golpistas estão enviando intimações com a alegação de serem da PCSC, induzindo as vítimas a acessarem um QR Code. Esta prática não faz parte dos procedimentos legítimos da Polícia Civil.

Atualmente as intimações podem ser enviadas de forma presencial, por e-mail ou whatsapp, porém a PCSC não pede nenhum dado pessoal ou bancário da pessoa que está sendo intimada. A intimação fraudulenta, que é assinada pelo inexistente Tribunal Eletrônico, contém erros de digitação e induz as vítimas a acessarem links maliciosos.

O phishing é uma técnica que utiliza mensagens eletrônicas persuasivas para enganar os usuários e capturar seus dados, muitas vezes apresentando temas como recadastramento de dados, débitos pendentes ou cancelamento de serviços.

Dicas de Segurança: Não clique em links ou códigos QR suspeitos, pois podem redirecionar para páginas falsas ou conter malware. Analise o contexto e os detalhes antes de clicar. Desconfie de mensagens de fontes desconhecidas.

Utilize o senso crítico e questione a veracidade das informações recebidas. Em caso de dúvida, entre em contato com a suposta fonte por meio de outro canal de comunicação. Se acidentalmente fornecer informações pessoais, desconecte-se imediatamente e monitore suas contas online para atividades não autorizadas.

Reporte imediatamente qualquer atividade suspeita às instituições relevantes e ajuste suas medidas de segurança conforme necessário. Esteja atento e proteja-se contra tentativas de phishing. A Polícia Civil não envia intimações com QR Code.

Quais são as formas que são enviadas as intimações da Polícia Civil?

Há, de fato, intimações que podem ser enviadas de forma eletrônica (como por WhatsApp). Porém, conforme a nota da Polícia Civil de SC ressalta, não há qualquer QR Code que peça informações pessoais ou dados bancários. Na dúvida, vale tentar em contato com a própria polícia se você receber uma intimação.

O que acontece se você acessar o link que está no QR Code?

No nosso teste, o antivírus bloqueou o link de acesso do QR Code. Mas, possivelmente, se tratam de links de phishing (que pode instalar programas espiões em seu computador) ou, ainda, um link para que você coloque informações pessoais (inclusive bancárias) que podem ser utilizados por criminosos.

Conclusão

Golpe ⚠️

Não caia nessa. Se você receber uma intimação da Polícia Civil (seja qual for o estado) com um QR Code ou um link suspeito, tome cuidado. A chance de se tratar de um golpe é grande. A nossa recomendação é que você não clique nos links, não acesse o QR Code e, se tiver dúvidas, entre em contato com a própria polícia.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).