Pílula zumbi chegou ao Brasil #boato

Boato – Vídeo feito pela polícia mostra os efeitos da pílula zumbi, a mais nova droga do Brasil, em mulher na cidade de São Vicente (SP).

Infelizmente, as drogas são um problema e uma realidade na sociedade. Enquanto muitos debatem qual é o melhor caminho para lidar com a questão, milhares (quiçá milhões) enfrentam diariamente o vício no Brasil. E a situação tende a piorar, de acordo com uma mensagem que circula na internet.

Um vídeo mostra o que seriam os efeitos de uma droga chamada pílula zumbi ou droga zumbi. A filmagem, que não será mostrada para preservar a identidade da pessoa, mostra uma mulher transtornada em um carro da concessionária Ecovias.

Junto à filmagem, mensagens apontavam que o comportamento da mulher era consequência da pílula zumbi, que a droga zumbi está assombrando a Europa e que, provavelmente, foi colocada no copo de bebidas dela.

Pílula zumbi chegou ao Brasil? Vídeo mostra efeitos da droga zumbi em mulher?

Obviamente, o vídeo se espalhou na internet rapidamente. Mas será mesmo que o vídeo é da mulher após consumir a pílula zumbi? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A primeira coisa que fomos procurar foi a origem do vídeo e descobrimos que o caso ocorreu na madrugada de 28 de setembro de 2017. Descobrimos também que a mensagem no Facebook erra em diversas informações.

De acordo com esta reportagem publicada no portal G1, a mulher foi encontrada na Rodovia dos Imigrantes em São Vicente “visivelmente alterada” (como é possível ver no vídeo). Porém, não foi apreendida nenhuma droga com ela (tampouco pílula zumbi) e a polícia também não falou nada sobre o assunto. A mulher foi levada para o hospital e liberada no mesmo dia, sem ferimentos. Como é de se esperar, ninguém diagnosticou pílula zumbi alguma.

Com tudo isso, já podemos chegar a um possível enredo. Após o vídeo viralizar (e aí não se sabe se é efeito do álcool, se a mulher tem algum problema ou se é efeito de outra droga), alguém relacionou o vídeo com drogas sintéticas europeias como, por exemplo, o Cloud Nine.

Só tem dois detalhes: como já explicamos aqui, o Cloud Nine não foi massificado por aqui (é mais popular em raves e não “colocado na bebida”, como, outras drogas que não vamos citar aqui) e nem causa “canibalismo” ou “transforma em zumbi”. Obviamente, essas informações não fazem o consumo da droga ser recomendado.

Voltando ao caso da mensagem (que, por sinal, tem as principais características de boatos), temos mais algumas imprecisões para apontar: não achamos, nem no exterior, qualquer link sério que chame alguma droga de pílula zumbi, o FBI é um órgão dos EUA e não da Europa e, obviamente, a mídia não iria deixar de falar de uma droga porque “é assustadora”.

Resumindo: o vídeo que circula online é real, porém não há nenhuma evidência de que a mulher consumiu alguma pílula zumbi para ficar daquele jeito. Infelizmente, temos uma grande gama de substâncias já conhecidas que pode deixar uma pessoa transtornada como a mulher da filmagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Renata colares e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99432-5485.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

8 comentários em “Pílula zumbi chegou ao Brasil #boato

  • 13/12/2017 em 12:01
    Permalink

    Eu acho que essas hipóteses provavelmente são vdd.Temos que ficar super atentos pois é uma coisa que só podemos controlar se nós unirmos.Pois fico pensando o que será de nossas crianças daqui pra frente se essa droga se espalhar muito…

  • 10/10/2017 em 17:28
    Permalink

    Onde a fumaça a fogo.
    Tomara que seja falsa essa informação.
    Pois o Brasil já tem muita coisa ruim.
    Mas é bom ficar alerta.
    O diabo veio pra mata roubar
    e destruir.
    Deus nos proteja de tudo isso.

  • 06/10/2017 em 12:41
    Permalink

    Dizer que não foi encontrada nenhuma droga com ela é insuficiente. Ela pode ter consumido uma única dose. Os médicos poderiam não ter identificado a droga, uma vez que é nova, na verdade não identificaram nem álcool, comum entre os que consomem drogas, o mais provável é que não devem ter feito nenhum exame.

    Estranho é o site não responder as insistentes perguntas dos clientes sobre o garoto aríete que ataca o ônibus.

  • 05/10/2017 em 16:18
    Permalink

    Boa tarde.

    Via as imagens no Facebook da droga que transforma pessoas em Zumbis , queria saber onde ocorreu o fato com aquelejovemque se joga contar o ônibus, alguém sabe me dizer onde aconteceu o fato?

  • 05/10/2017 em 14:40
    Permalink

    Se foram checar, teriam que ter feito por completo, simplesmente ficamos sem respostas, oque piora ainda mais a situação….

  • 04/10/2017 em 20:05
    Permalink

    Concordo plenamente com marcio, e eu tenho certeza que aquela jovem usou a cloud nine, e na Europa existe sim essa droga que transforma as pessoas meu primo mora lá e presenciou, agora me explica o vídeo do garoto que ataca um ônibus, e não tem como bebida alcoólica fazer isso nem droga.

  • 03/10/2017 em 02:21
    Permalink

    Não foi provado que é verdade, mas também não foi provado que é mentira. Qual o diagnóstico então? Porquê a polícia não quis se manifestar? Qual o estado de saúde da vítima? Entrevistaram a vítima?
    Sem respostas , sem verdades

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)