Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > PIB do Brasil em 2019 ultrapassa o do Reino Unido e é o 6º do mundo #boato

PIB do Brasil em 2019 ultrapassa o do Reino Unido e é o 6º do mundo #boato

PIB do Brasil em 2019 ultrapassa o do Reino Unido e é o 6º do mundo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – PIB brasileiro em 2019 ultrapassa o do Reino Unido e coloca o Brasil como o sexto maior do mundo, aponta pesquisa.

O crescimento econômico é, sem dúvida, um dos fatores cruciais para o sucesso do governo Bolsonaro. Prestes a completar onze meses à frente do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro fechou o acordo comercial com a União Europeia e aprovou na Câmara a reforma da Previdência.

Agora, ao que tudo indica, o governo comemora o título de sexta maior economia do mundo. De acordo com o texto que viralizou online, o PIB do Brasil em 2019 é o sexto maior do mundo e ultrapassou o do Reino Unido. O texto afirma ainda que os dados são resultado de uma pesquisa publicada nos principais jornais britânicos. Leia o que dizem algumas versões:

PIB do Brasil ultrapassa o do Reino Unido e país se torna 6ª economia do mundo RIO — O Brasil conquistará o posto de sexta maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido, de acordo com pesquisa publicada pelos principais jornais britânicos nesta segunda-feira. Se confirmado, será a primeira vez que o país fica atrás de uma nação sul-americana, de acordo com informações divulgadas pelo “Daily Mail”. O levantamento é uma espécie de termômetro do nível de produtividade e das condições oferecidas pelos países para gerar oportunidades e para que as empresas possam obter sucesso. No ranking de 2019, que considera resultados do ano de 2018, Singapura liderou o ranking, seguido pelos Estados Unidos e por Hong Kong…

PIB do Brasil em 2019 é o sexto maior do mundo e ultrapassou o do Reino Unido?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A “notícia” viralizou e rendeu muitos elogios ao governo Bolsonaro. Mas será mesmo que o PIB do Brasil em 2019 é o sexto maior do mundo e ultrapassou o do Reino Unido? A resposta é não. Entenda os porquês.

Pois bem, apesar da onda de elogios e a data da publicação da matéria, o conteúdo é antigo, mais precisamente de dezembro de 2011. A notícia foi publicada pelo jornal O Globo, na época, o Brasil estava prestes a conquistar o título de 6° economia do mundo.

De acordo com o IBGE, na época, o PIB brasileiro de 2011 havia crescido 2,7% em relação ao ano anterior. Na lista, os Estados Unidos aparece em primeiro lugar, seguido por China, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Brasil.

Em 2012, o PIB brasileiro cresceu 0,9% em relação ao ano anterior, alcançando o pior resultado desde 2009. Já em 2016, o Brasil foi ultrapassado pela Índia e a Itália e caiu no ranking para a nona posição, conforme mostra essa matéria da Revista Exame.

De lá para cá, o Brasil não alcançou grandes resultados e o crescimento de 1,1% em 2018 manteve o país na posição de nona economia do mundo. Vale lembrar que os resultados pós-Bolsonaro ainda não foram divulgados.

Sendo assim, podemos cravar que a notícia que está circulando no Facebook e WhatsApp é antiga. Atualmente, o Brasil é a nona economia do mundo e já foi ultrapassado pelo Reino Unido (que está em 5° lugar), Índia e Itália. Ou seja, tudo #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2OsV71C