Boato – Bandidos estão usando uma droga disfarçada do perfume Acqua di Gioia para desmaiar as pessoas e entrarem na casa delas.
Um dos boatos mais clássicos da internet é o que fala de uma tática de bandidos Brasil afora: usar um perfume para desmaiar as pessoas e, em seguida, roubá-las. Já teve versão desta história que falou da Burundanga, do perfume das colombianas e do perfume Lovely. Agora, acordo com um áudio que viralizou no WhatsApp, a ameaça é outra.
A mensagem aponta que o perfume Acqua di Gioia está sendo usado por bandidos em assaltos a residências. A mulher que gravou o áudio afirma que os ladrões estão usando o perfume para desmaiar pessoas e assaltá-las. Leia a transcrição do áudio que circula online:
Esse perfume (mostra foto do Acqua di Gioia) aí está sendo vendido de porta em porta e na verdade ele não é um perfume. É uma droga que o pessoa desmaia aí os caras aproveitam e entram na casa para roubar. Então tão pedindo para passar para o maior número de grupo possível para as pessoas ficarem atenta.
Perfume Acqua di Gioia está sendo usado por bandidos em assaltos?
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Como falamos, muitas pessoas ficaram assustadas com o efeito que o perfume, da grife Giorgio Armani, poderia causar. Podem ficar tranquilos porque a história é falsa. Vamos aos fatos.
O primeiro ponto que denuncia a farsa está na própria mensagem. Áudios do WhatsApp já são, por si só, uma fonte nada confiável. Quando o áudio segue aquele roteiro básico das balelas online (não cita fontes, tem erros de português, caráter alarmista e pede o compartilhamento), a coisa piora.
Mesmo sem muitas informações, fomos fazer o mais elementar quando nos deparamos com denúncias de modo de ação de bandidos: procuramos algum exemplo de roubo que usou a tática do Acqua di Gioia. Como é possível imaginar, não encontramos nada. Que tipo de crime é esse que não tem um exemplo sequer?
Resumindo: dado o histórico do tipo de boato, as características do áudio que circula online e a falta de casos que exemplifiquem a ação, podemos afirmar que o áudio que aponta que o perfume Acqua di Gioia está sendo usado por bandidos não passa de mais um boato que circula na web e engana muita gente.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.