Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Pedra de gelo gigante durante chuva de granizo em Andradas (MG) em 2020 #boato

Pedra de gelo gigante durante chuva de granizo em Andradas (MG) em 2020 #boato

Pedra de gelo gigante durante chuva de granizo em Andradas (MG) em 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra resultado da chuva de granizo que caiu ontem (2020) na cidade de Andradas (MG). Fazendeiro encontrou pedra de gelo gigante que caiu do céu.

É fato que o verão é a estação do ano com maiores temperaturas e maiores tempestades no Brasil. Esse clima (pra lá de tropical) é um prato cheio para boatos sobre o tempo se espalharem na web. Em meio a isso, um vídeo gravado na cidade de Andradas (em Minas Gerais) tem feito sucesso.

Nas imagens, um homem carrega o que seria uma pedra de gelo gigante que teria caído do céu durante a chuva de “ontem”. Mensagens sugerem que a pedra caiu do céu é um granizo daqueles. Leia algumas das versões da mensagem que circula online:

CHUVA DE GRANIZO ASSUSTA MORADORES DE ANDRADAS M G. Andradas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, situado na microrregião de Poços de Caldas. Nesta manhã, moradores poderam ver o fenômeno da natureza . Um espetáculo gigante, jamais visto no Brasil. Podemos acreditar, que os céus e a natureza vem se comunicando com os homens.

Pedra de gelo gigante durante chuva de granizo em Andradas (MG) em 2020?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A imagem é impressionante e, de fato, chama muito a atenção. Mas será mesmo que esse vídeo é de 2020 (ou de ontem) e que a tal pedra gigantesca caiu do céu? Não, não é. Segura aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem, já ficamos intrigados com o tal “ontem”. Afinal, mensagens  com elementos temporais vagos são um prato cheio para serem compartilhadas fora do contexto original.

Por isso mesmo, que fomos procurar pelo tal vídeo relacionado a acontecimentos de “ontem”. Como era de se imaginar, nada encontramos. Descobrimos que, de fato, a cidade foi cenário de uma chuva de granizo daquelas em janeiro de 2019. Na ocasião, muitas casas foram atingidas e, vejam só, o vídeo em questão foi gravado.

Então, temos a primeira farsa derrubada. O vídeo não é de 2020. É claro que não faríamos o desmentido se o problema fosse apenas esse. Por isso, vamos ao segundo furo.

Ao contrário do que aponta a mensagem, a pedra de gelo não é um “granizo gigante” que caiu do céu. Como aponta essa matéria do G1, a pedra se formou com a junção de diversos granizo menores que se acumularam no teto da estufa que foi gravado o vídeo. Veja também a explicação em um vídeo do Balanço Geral MG:

Resumindo: nem o vídeo que circula online é de 2020 tampouco a pedra de gelo é um granizo gigante. Apesar de o vídeo ser real, a história que o acompanha não é.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/30ro2Jf