Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > PCC vai realizar ataques em toda região de São Paulo em 17/01 #boato

PCC vai realizar ataques em toda região de São Paulo em 17/01 #boato

Boato – PCC vai realizar uma série de ataques em São Paulo no dia 17 de janeiro de 2017. É recomendado que ninguém saia de casa.

O ano de 2017 chegou com a crise prisional batendo forte. Depois de, no mínimo, três matanças de presos decorrentes de brigas entre facções criminosas, o temor de muitos é que a guerra saia das penitenciárias e vá para a rua. O medo ficou maior ainda depois de notícias que circularam na segunda e terceira semanas de janeiro.

PCC vai realizar ataques no dia 17 de janeiro em São Paulo, diz boato
PCC vai realizar ataques no dia 17 de janeiro em São Paulo, diz boato

Um comunicado da Polícia Civil de São Paulo apontava que armas estavam sendo distribuídas para integrantes do PCC e que ataques seriam realizados em São Paulo. Logo, outro texto começou a circular online. Leia o que dizem os textos:

Texto que circula por WhatsApp

“Existe um boato circulando que no próximo dia 17/01 haverá um ataque em toda região de SP por parte do PCC. Entrei em contato com meu amigo coordenador do Conselho Nacional de Justiça que confirmou que existe de fato um informe de que haverá um “Salve” na terça-feira. Recomendo a todos que tenham cuidado redobrado e principalmente evitem sair a noite na próxima terça! Um abraço a todos. Fiquem seguros!”

Comunicado da Polícia Civil

“Para conhecimento e providências, chegou neste Centro de Inteligência que membros do PCC dão conta de que armas de fogo foram distribuídas aos integrantes da facção para possíveis ataques. Há informações de que no próximo dia 17 o comando da organização criminosa ordenará vários ataques em locais distintos, onde cada um terá que agir”.

PCC vai realizar ataques em toda região de São Paulo em 17/01?

A situação gerou uma celeuma e acabou sendo noticiada até pela mídia. Mas será mesmo que vai acontecer uma série de ataques do PCC em São Paulo no dia 17 de janeiro de 2017. A resposta é, pelo o que tudo aponta, não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Antes de explicar a história em si, temos que fazer uma ressalva: de fato, a situação de segurança no Brasil não está tranquila. E, por isso (e não por causa de alertas pontuais), de fato, é bom ficarmos atentos.

Voltemos ao caso. De fato, foi emitido um alerta (o segundo texto ali de cima) e ele estava circulando entre policiais civis e militares. O tal documento virou até notícia em diversos órgão de mídia. Porém, o governo de São Paulo se pronunciou a respeito do assunto e negou que as informações tenham procedência. Leia trecho de matéria publicada no Valor.

“Tenho visto [o alerta] na internet e várias pessoas me mandaram. Liguei três vezes para o secretário da Administração Penitenciária para ver se tem alguma procedência. Ele disse que não tem nenhuma procedência”, afirmou Alckmin à imprensa, depois de participar de um evento para a entrega de 573 viaturas para a Polícia Militar do Estado.

Ao UOL, o secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves disse ” verificamos a situação e em todo o Estado não detectamos nenhum movimento que justifique esse temor”. Alves disse, ainda, que o procedimento de “emitir alertas” da forma que foi feito não é o padrão.

A gente até ia analisar o primeiro texto (que cita o Conselho Nacional de Justiça, que não tem nada a ver com a história), mas só o esclarecimento em relação ao primeiro documento já dá a entender que o segundo é falso. Ele é só uma repercussão do primeiro texto.

Resumindo: existe um milhão de motivos para você se cuidar e até não sair de casa à noite (dependendo da região e independente do dia). Porém, um ataque do PCC no dia 17 parece não ser um desses motivos. Esperamos que o governo de São Paulo esteja certo nesta.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão de Débora Exelrud, Carlos Trevisan Jr., Joca, Edson Nakashima, Rose Galenti e de diversos leitores no WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema aos Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.