PCC exibiu faixa “Alexandre de Moraes no STF” durante “salve geral” em 2006 #boato

Boato – Foto mostra integrantes do PCC exibindo faixa com os dizeres “Alexandre de Moraes no STF” durante “salve geral” em 2006.

A decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes em dar andamento no processo que apura ameaças a ministros do Supremo e disseminação de fake news deixou muita gente enfurecida. A prova disso está no fato de que não demorou muito para aparecerem mensagens acusatórias contra ele. Hoje, vamos falar de mais uma delas.

De acordo com uma foto que está viralizando na internet, o PCC (Primeiro Comando da Capital) exibiu uma faixa pedindo a nomeação de Alexandre de Moraes no STF durante o chamado “salve geral” (série de ataques por parte do grupo) em 2006. Leia o que está escrito na mensagem que está viralizando na web:

Confira o desmentido em vídeo

Alguém lembra. PCC, paz Justiça e liberdade. Alexandre de Moraes no STF!! Pra quem acha que é tudo fake news, relembrar é viver. Ocorreu no “salve geral” do PCC em 2006. Seria cômico se não fosse trágico!!!

PCC exibiu faixa “Alexandre de Moraes no STF” durante “salve geral” em 2006?

A mensagem circulou com muita força na internet e deixou muita gente impressionada (ou mais enfurecida ainda). Só há um detalhe nisso tudo: a faixa que está sendo exibida é falsa e fruto de uma montagem. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

As mensagens, por si só, já nos deixam desconfiados da veracidade. Além de ter características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis, têm sido comuns fake news contra “quem se coloca contra Bolsonaro”. Recentemente, vimos ondas de notícias falsas sobre Moro, Mandetta, governadores etc.

Com base nisso, resolvemos buscar mais detalhes em relação ao assunto. Não demorou muito para descobrirmos que a faixa não está, originalmente, com os dizeres “Alexandre de Moraes no STF”. De cara, achamos três publicações de sites de fact-checking desmentindo a informação.

Tanto a Agência Lupa como o Aos Fatos e o Fato ou Fake (do grupo Globo) apontam que a foto original, feita em 2006 durante rebelião no presídio de Junqueirópolis (SP), dizia “contra a opressão”. Todas as publicações também relacionaram o surgimento do fake com o inquérito para apurar desinformação na internet.

Resumindo: a história que aponta que o PCC exibiu uma faixa com os dizeres “Alexandre de Moraes no STF” durante o “salve geral” de 2006 é falsa. A foto é de 2006, mas não tem nada a ver com o ministro do Supremo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet