Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que mensagem “eu sou patriota” é uma armadilha de “órgãos de repressão do governo”

É falso que mensagem “eu sou patriota” é uma armadilha de “órgãos de repressão do governo”

Órgãos de repressão do governo lançaram armadilha em mensagem eu sou patriota em redes sociais, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Os órgãos de repressão do governo lançaram uma mensagem “eu sou patriota” como armadilha para mapear e prender patriotas.

Análise

Na véspera do 8 de janeiro, está circulando em redes sociais, principalmente no WhatsApp, uma mensagem que aponta para uma suposta armadilha do governo contra simpatizantes em Bolsonaro.

Na mensagem, é dito que o governo “de repressão” teria lançado uma imagem que tem escrito “eu sou patriota” como uma forma de mapear e identificar golpistas. Leia a mensagem que circula online:

Os órgãos de repressão desse governo, por intermédio de seus agentes infiltrados nas redes sociais, estão enviando mensagens com a bandeira nacional e o refrão “EU SOU PATRIOTA”, pedindo que,a repassem a todos os seus contatos no dia 8 de janeiro. NÃO CAIAM NESSA ARAPUCA.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o governo lançou a tal mensagem “eu sou patriota” como uma armadilha para prender patriotas? 2) Quem lançou a tal mensagem na Internet? 3) Ser patriota significa ser um vândalo do 8 de Janeiro?

É verdade que o governo lançou a tal mensagem “eu sou patriota” como uma armadilha para prender patriotas?

Não. Está não é a primeira vez que mensagens assim circulam na Internet (já desmentidos casos como este e este). A acusação não só não tem lógica (há formas muito mais eficientes de se mapear quem teve participação no 8 de janeiro) como também não é viável tecnologicamente.

Quem lançou a tal mensagem na Internet?

Pelo que vimos, a história, assim como outros casos, surgiu de forma anônima por alguém que achou por bem fomentar o “espírito patriota”. Outra pessoa achou por bem espalhar o alerta falso (sabe-se lá por que) é, pronto, temos uma história viral.

Ser patriota significa ser um vândalo do 8 de Janeiro?

Não. Na realidade, o que houve foi a cooptação de um sentimento nacionalista para defender um posicionamento político. Isso não é incomum. Inclusive, nem todo patriota é de direita e nem todo vândalo preso no 8 de Janeiro é “patriota” (na realidade, eles estavam depredando patrimônios nacionais).

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há qualquer prova ou lógica de que o governo ou “órgãos de repressão” tenham lançado uma mensagem que trechos “eu sou patriota” para prender simpatizantes de Bolsonaro. A coisa é tão doida que vamos colocar como “boato sem comprovação”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)